Era para ser a viagem dos sonhos com a família e a companhia aérea causou grandes problemas como cancelamentos de voos, atrasos ou extravio de malas? Existem empresas dedicadas exclusivamente para resolver esses e outros problemas de maneira fácil e rápida. A Proteste Voo é uma dessas empresas, que atua para buscar seus direitos junto as companhias aéreas. Conheça a empresa e descubra se é confiável.

Proteste Voo
Índice O que é a Proteste Voo? A Proteste Voo é confiável? Que tipo de reclamação pode ser indenizada? Quanto tempo demora para receber a indenização? Quanto custa o serviço? Proteste Voo, Liberfly ou AirHelp?

O que é a Proteste Voo?

Se você teve sua viagem comprometida ou viveu alguma situação difícil por culpa de uma companhia aérea, uma dica é procurar empresas especializadas em resolver esses problemas, como a plataforma Proteste Voo. Ela tem por finalidade o apoio ao passageiro em diversos contratempos que possam acontecer durante a viagem. A Proteste Voo é uma plataforma que atua no apoio ao passageiro que de alguma maneira se sentiu lesado em seus direitos pela companhia aérea.
A empresa ajuda o passageiro a ser devidamente reparado pelos danos causados pelas companhias aéreas de maneira menos burocrática, facilitando todos os procedimentos necessários. Inclusive, encaminhando para um advogado parceiro quando for o caso.

Voo atrasado ou cancelado?

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Como funciona o serviço

Se você passou por problemas com a companhia aérea e está em busca de uma solução para o problema, listamos a seguir um passo a passo de como funciona a solicitação. Confira:

Passo 1

Se você se sentiu lesado em sua viagem de avião, o primeiro passo é consultar o site da Proteste Voo. Ao navegar pelas opções você vai encontrar sete opções de problemas:

  • Voo atrasado;
  • Voo cancelado;
  • Conexão perdida;
  • Overbooking:
  • Bagagem extraviada;
  • Falta de alimentação especial;
  • Falta de assistência a passageiro com necessidades especiais.

Escolha o tipo de dano sofrido.

Passo 2

A seguir, a plataforma apresentará uma série de perguntas para entender melhor o problema. Por exemplo, caso tenha sido overbooking, será perguntado se a situação foi informada a você pela companhia aérea. Na sequência, se você optou por reembolso ou pela realocação em outro voo.

Passo 3

Após responder aos questionamentos, a plataforma irá direcionar você ao passo seguinte, preencher o questionário com informações de contato, assim como o número do voo, data do ocorrido, a companhia aérea, entre outras informações. Além disso, você poderá explicar melhor o ocorrido, fornecendo os detalhes necessários sobre a ocorrência.
Para dar sequência a solicitação a Proteste Voo pedirá autorização para “repassar os dados informados acima a um dos escritórios de advocacia parceiros da entidade, para que possa dar continuidade ao seu processo e analisar a viabilidade jurídica da propositura de uma ação indenizatória contra a companhia aérea.” Caso aceite o processo será aceito.

Passo 4

Após o envio, a equipe de advogados do escritório parceiro irá analisar a viabilidade jurídica da demanda. Se for possível entrar com a ação, o escritório assumirá o caso em regime de êxito. A empresa só irá receber alguma quantia no caso de ganho da ação em favor ao passageiro.
Os escritórios parceiros contam com advogados especializados neste tipo de demanda jurídica. Um dos escritórios, inclusive, tem um altíssimo índice de sucesso, superando os 98%.
Após essas etapas parte-se para a resolução do caso de forma jurídica.

A Proteste Voo é confiável?

Com atuação no mercado desde 2017, a Proteste Voo conta com clientes satisfeitos e que atestam a seriedade e bom serviço da empresa.  Isso pode ser visto na avaliação da Proteste Voo no Facebook, a página apresenta avaliação máxima, mas vale o alerta, são apenas duas avaliações na página e ambas de 2017. Confira um dos depoimentos: “Acabamos de ganhar uma causa da Tam por atraso de vôo! Sucesso!!”, diz o depoimento de um dos clientes.
Já no Reclame Aqui a empresa não possui reclamações registradas.
Um ponto positivo da plataforma é que você só paga pela prestação dos serviços caso ganhe a indenização pleiteada juridicamente. Ou seja, você não perde nada ao optar por contar com o auxílio da empresa. Além disso, o pagamento corresponde a uma porcentagem do valor do processo.
aeroporto atraso de voo

Que tipo de reclamação pode ser indenizada?

Para ter uma viagem bem-sucedida é preciso primeiramente conhecer seus direitos ao viajar de avião. No caso de imprevistos, as companhias aéreas devem oferecer assistência ao passageiro, a fim de mitigar os danos causados.
Uma das situações mais desagradáveis, mas infelizmente mais frequentes em viagens aéreas, é o atraso de voos, mas existem diversos outros problemas que podem ocorrer e que a Proteste Voo pode atuar na resolução. Saiba quais são os deveres das companhias aéreas, para entender em quais situações você pode procurar a Proteste Voo para tentar uma indenização.

Exigências da Anac

Confira os direitos dos viajantes de acordo com a Anac:

1. Se o atraso for superior a uma hora

A empresa deve oferecer maneiras do passageiro se comunicar (telefone, internet).

2. Se o atraso for superior a duas horas

A companhia aérea deverá fornecer alimentação ou vouchers a serem utilizados no aeroporto.

3. A partir de quatro horas de atraso

A companhia aérea deve fornecer acomodação ou hospedagem ao passageiro. Caso e o passageiro esteja na cidade onde mora, a empresa pode fornecer transporte para sua casa e da casa para o aeroporto.

4. Para os atrasos de mais de quatro horas, preterição de embarque (mais conhecido como overbooking) ou cancelamento

A companhia deverá oferecer ao passageiro, além de hospedagem, transporte e alimentação, opções de reembolso dos valores pagos.

5. Conexão perdida por culpa da companhia aérea

Você tem direito a indenização por danos morais, mesmo que a companhia aérea cumpra as exigências legais. A indenização é devida caso você perca sua conexão de voo devido a atraso no voo de origem.

6. Bagagem extraviada

Nesse caso, é preciso ir ao balcão da companhia aérea e solicitar o RIB – Registro de Irregularidade na Bagagem. A companhia deverá fornecer o valor em dinheiro para compras de itens de primeira necessidade para que você possa atender suas demandas até que tenha sua bagagem extraviada de volta.
O passageiro deve receber a bagagem em até sete dias, no caso de voos domésticos. Para voos internacionais, o prazo é de até vinte e um dias. Se a bagagem não for devolvida no prazo estabelecido por lei, o passageiro tem direito a indenização por danos morais.

7. Falta de alimentação especial

Pode ser que por razões filosóficas ou religiosas, ou ainda questões de saúde, o viajante tenha alguma restrição alimentar. Nesse caso, a empresa é obrigada a fornecer alimentação diferenciada conforme a necessidade informada pelo passageiro. Caso isso não ocorra, o passageiro tem direito à indenização.
Além dessas situações listadas pela Anac, caso a companhia não garanta assistência a pessoas com necessidades especiais também é possível solicitar uma indenização.

8. Falta de assistência como passageiro com necessidades especiais

Se o passageiro informou à companhia aérea que viajava um pessoa menor de idade, idoso com mobilidade reduzida, com deficiência física, sensorial ou cognitiva, com necessidades especiais, com berço para bebês ou cadeira de rodas, a companhia aérea precisa oferecer assistência. Caso não tenha oferecido, pode caber uma indenização.

Quanto tempo demora para receber a indenização?

Não existe um tempo exato pré-determinado. Cada demandas é única e o tempo de duração de todo o processo irá variar de acordo com cada caso. Portanto, o prazo para a solução depende da condução dos trâmites do processo pelo sistema judiciário.

Quanto custa o serviço?

Inicialmente você não paga nada pelo serviço da Proteste Voo. Apenas se houver ganho de causa, você deve pagar um percentual sobre a indenização para o escritório.

Proteste Voo, Liberfly ou AirHelp?

As três empresas atuam de forma semelhante, no caso da AirHelp, a empresa age especialmente em casos de atraso, cancelamento de voo e overbooking. Já a Liberfly além dos itens cobertos pela AirHelp, também atua em casos de extravio de bagagem e no show. Ambas foram avaliadas pela nossa equipe e são muito recomendadas, veja a avaliação completa da AirHelp e Liberfly aqui.
Um ponto a se destacar é que a AirHelp e a Liberfly apresentam em seus sites e em sites de reclamação depoimentos de usuários que atestam a qualidade. Por outro lado, no site do Proteste Voo não existem informações semelhantes, o que dificulta saber se a Proteste Voo é confiável ou não.

Outra questão é a velocidade da resolução do problema. Enquanto na Liberfly é possível optar por uma solução rápida, em até 48h, enquanto nas outras duas plataformas é preciso esperar o processo para receber a indenização. Entretanto é preciso ter atenção que apesar de mais ágil, a indenização oferecida pela Liberfly é mais baixa.

Um ponto positivo da Proteste Voo é que a empresa disponibiliza um canal direto no WhatsApp, o que pode acabar tornando o processo de comunicação um pouco mais rápido.