Quer ter as inúmeras facilidades que uma conta internacional proporciona? Leia este guia completo sobre como abrir conta no exterior, com as melhores opções de bancos digitais e físicos, além do passo a passo de como abrir a sua conta de forma simples e rápida. Acompanhe!

Pessoa pesquisando como abrir conta no exterior
Índice Como abrir conta no exterior? Como abrir uma conta no exterior morando no Brasil? Bancos digitais para abrir conta no exterior online Bancos brasileiros para abrir conta no exterior Qual o melhor banco para abrir conta no exterior online? Como abrir uma conta no exterior? Documentos para abrir conta no exterior Como enviar dinheiro para a conta no exterior? Precisa declarar dinheiro em conta no exterior? Quais as vantagens de abrir conta no exterior? Melhores países para abrir conta no exterior Vale a pena abrir uma conta no exterior? Perguntas frequentes de como abrir conta no exterior

Antes, confira as respostas para algumas perguntas comuns de quem deseja saber como abrir conta no exterior.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. O cartão de débito é entregue no Brasil e você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 200 países.

Abrir Conta Grátis →
PerguntaResposta
Qual o melhor banco para abrir uma conta no exterior?Depende dos seus objetivos, mas, de maneira geral, a Wise oferece boas condições e taxas competitivas (apesar de não ser propriamente um banco, e sim uma empresa de tecnologia financeira).
É legal abrir conta no exterior?Sim, e empresas como a Wise oferecem este tipo de serviço.
Tenho que declarar a conta no exterior?Sim. Todos os brasileiros, residentes ou não no Brasil, que tenham conta no exterior com uma quantia superior a R$ 140 devem declarar imposto de renda, mesmo que não tenham movimentado a conta durante o ano.

 

Como abrir conta no exterior?

O processo de abrir uma conta no exterior é relativamente simples, principalmente nos bancos digitais e fintechs. Veja o passo a passo:

  1. Defina o objetivo da conta: será pessoal ou empresarial? Para viagens de turismo ou para investimento?;
  2. Escolha o banco digital ou físico que mais se encaixe ao seu perfil;
  3. Analise as taxas cobradas e as avaliações de outros clientes da empresa que escolheu;
  4. Separe os documentos e abra a conta pelo aplicativo, site ou em uma agência da instituição.

Atualmente existem muitos bancos com opções de contas internacionais, o que facilita muito na hora de fazer compras, investimentos e até pagamentos com moedas estrangeiras.

Por isso, abrir uma conta no exterior também ficou muito mais fácil. Se escolher um banco digital, por exemplo, você consegue abrir uma conta internacional sem sair de casa, usando apenas o celular.

Como abrir uma conta no exterior morando no Brasil? 

Depende do seu objetivo.

Se você quiser abrir uma conta em um país porque vai residir nele, o processo é diferente do processo a ser feito se você quiser abrir uma conta internacional para usar cartão no exterior, porque as exigências e os documentos solicitados são outros.

Por exemplo, se quiser abrir conta em Portugal estando no Brasil, porque vai morar no país, precisará de documentos específicos como o NIF e a Autorização de Residência (caso não tenha cidadania europeia).

Agora, se o seu objetivo de abrir uma conta internacional for fazer compras no exterior, investimentos, transferências e pagamentos com moeda estrangeira e viagens de turismo, é possível de muito simples.

Muitas instituições financeiras estão presentes no Brasil, como a Wise, por exemplo, que, inclusive, envia o cartão para usar no exterior para a sua residência no país.

Mais para frente falamos sobre as opções de bancos e os tipos de contas internacionais disponíveis. Acompanhe!

Bancos digitais para abrir conta no exterior online

Entre os benefícios de abrir uma conta no exterior digital, os principais são a praticidade e os valores mais baixos de taxas e impostos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Remessa Online, Paypal, Western Union,etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

ECONOMIZAR COM A WISE →
Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Se em uma viagem para o exterior você usa o cartão de crédito internacional para compras, por exemplo, terá de pagar um IOF de 4,8% do valor da compra.

Por outro lado, se usar o cartão de débito de uma conta internacional, como o da Wise, pagará apenas 1,1% de IOF, valor cobrado no momento da conversão do seu dinheiro para a moeda estrangeira.

Pela facilidade e custos mais baixos, os bancos digitais são a principal opção de muitos brasileiros que desejam abrir uma conta internacional.

Confira, a seguir, a seleção que fizemos dos principais bancos digitais para abrir conta no exterior.

1. Wise (antiga TransferWise)

Se você deseja abrir uma conta no exterior, a Wise é uma das melhores opções e uma das mais conhecidas.

A plataforma tem parceria com vários bancos ao redor do mundo, oferecendo operações em 175 países, com 50 moedas diferentes para realizar transações financeiras internacionais.

Pessoa no site da Wise
A Wise é recomendada para quem procura abrir conta no exterior de forma segura, online e econômica. Foto: Carolina Carvalho

Um dos maiores benefícios de abrir uma conta internacional na Wise é receber e usar dinheiro internacionalmente, com custos muito menores do que nos bancos convencionais.

O IOF cobrado na Wise é de 1,1% e a taxa de serviço varia conforme o país e a moeda operada, a partir de 0,35% do valor enviado.

Antes mesmo de fazer o envio de dinheiro, a Wise deixa disponível no seu aplicativo ou no simulador do site quais são as taxas cobradas.

Conta pessoal multimoeda Wise

Na Wise, você pode optar por abrir uma conta internacional pessoal e multiomeda.

Uma das vantagens desta conta é que você recebe um cartão da Wise no Brasil, sem custo de envio, podendo usá-lo em estabelecimentos e lojas online de diferentes países. Isso é uma praticidade imensa para quem deseja viajar, fazer compras, pagamentos ou transações no exterior.

2. Nomad Global

Nomad é uma fintech brasileira, que tem parceria com um banco norte-americano. Ao escolher a Nomad, você terá disponível uma conta internacional em dólar para transações financeiras e investimento nos Estados Unidos.

Pelo próprio aplicativo da empresa, onde está a conta internacional, você pode fazer diferentes investimentos em dólar, exclusivamente nos Estados Unidos, seja em renda fixa, ações, fundos imobiliários e outros.

Apesar de o dólar ser a moeda principal, também é possível fazer transações financeiras em mais de 180 países com o cartão de débito internacional virtual ou físico disponibilizado pela Nomad.

O envio do cartão físico pode ter um custo de USD20 se for solicitado para algum endereço no Brasil. Caso prefira utilizar o cartão virtual, não terá custo e pode adicioná-lo na Apple Pay ou no Google Pay para facilitar os pagamentos no exterior.

Nomad Global conta também com a vantagem do código de convidado EURODICAS, são USD 20 de cashback no primeiro carregamento se feito em até 30 dias da abertura da conta.

Programa de fidelidade da Nomad

Nomad Pass é o programa de pontuação disponibilizado para os clientes da Nomad. A cada USD 1 convertido o cliente ganha 1 ponto e pode conseguir alguns benefícios.

Dependendo da pontuação que você tenha, pode ter o envio do cartão de débito internacional gratuito e diminuir gradativamente a taxa spread – diferença entre as taxas de câmbio de compra e venda de uma moeda estrangeira –, podendo chegar até 1%. Para fazer um comparativo, o SPREAD inicial da Nomad é de 2%.

Ficou na dúvida? Veja um artigo comparativo entre a Wise e a Nomad.

3. BS2 Go!

BS2 Go! é a conta internacional para pessoas físicas do banco BS2. Assim como a Nomad, a conta internacional BS2 Go! opera em dólar e já é utilizada por mais de 180 mil pessoas no Brasil e no mundo. Não tem taxa de abertura de conta, nem de manutenção ou inatividade, e é possível abrir pelo site do banco ou pelo aplicativo.

Mas, a BS2 tem custos a mais. Para transferir dinheiro para outras contas bancárias que não sejam BS2 Go!, por exemplo, há um custo de USD12 por operação.

Assim como os outros bancos digitais que apresentamos, a BS2 Go! disponibiliza um cartão de débito internacional virtual e físico.

O envio do cartão físico não tem custo, mas é necessário ter no mínimo USD 30 na conta para recebê-lo. Vale destacar que o valor integral fica disponível para uso na conta.

Para usar em outras moedas, como o euro, o pagamento só pode ser efetuado pelo débito internacional, incidindo a taxa cobrada pela bandeira do cartão.

A BS2 Go! explica que a transação de dólar para real, ou vice-versa, é feita na hora. Um dos slogans do banco é o 24×7, ou seja, que o cliente pode fazer as transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana.

4. C6 Bank

Banco C6, com sede em São Paulo, é uma instituição financeira que permite abrir uma conta C6 Global em euro ou em dólar americano.

Diferente da Nomad e da BS2 Go!, que operam somente em dólar, a C6 pode proporcionar a abertura de conta nas duas moedas, com um cartão de débito internacional específico para cada uma.

Ao escolher a conta de uma das duas moedas, você pode realizar uma transferência em reais pela conta da C6 Global e, automaticamente, o dinheiro será convertido para euro ou dólar. A operação pode demorar até 3 dias para ser concluída.

Para receber dinheiro do exterior, o usuário envia os seus dados para quem enviará a remessa, e escolhe a moeda que receberá o valor (euro ou dólar).

5. Avenue

Em julho de 2022, o banco Itaú comprou uma participação da Avenue, uma corretora de investimentos com sede em Miami, nos Estados Unidos, criada com o objetivo de garantir o acesso de brasileiros ao mercado de investimento norte-americano.

O objetivo da compra foi começar a disponibilizar aos clientes do Itaú um acesso ao mercado de investimento no exterior mais facilitado.

conta internacional da Avenue, é voltada especialmente para investidores que queiram expandir os seus investimentos nos EUA.

Ao abrir a conta internacional, você terá uma conta global que opera em dólar, aceita em mais de 180 países, sem cobrança de taxa de abertura.

Apesar de o foco da conta ser em investimentos no exterior, o cliente recebe um cartão de débito internacional que pode ser usado para saques e compras internacionais, o que pode ser uma boa opção para viagens turísticas.

Você pode abrir a conta online, pelo site ou aplicativo da própria Avenue, apresentando os seus dados pessoais, contatos, informações financeiras e enviar a documentação solicitada.

6. Inter

conta internacional Global Inter em dólar, disponível para residentes do Brasil e dos Estados Unidos, é um produto do banco Inter, com sede em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Não tem taxa de abertura e de manutenção da conta Global e os clientes que já possuem conta nacional no banco Inter podem controlar a conta nacional e internacional no mesmo aplicativo.

Entre os benefícios da conta Inter, estão:

  • Transferência de saldo de uma corretora americana para a conta global do Inter;
  • Recebimento de remessas em dólar;
  • Remessas internacionais e pagamentos para até 130 moedas.

Assim como em outros bancos que apresentamos, mesmo operando em dólar, é possível fazer compra em diferentes moedas, com a conversão feita na hora, por meio do cartão de débito internacional do Inter Global.

Leia mais sobre as vantagens de usar o cartão de débito no exterior.

Bancos brasileiros para abrir conta no exterior

Alguns bancos brasileiros tradicionais também oferecem a opção de abrir uma conta internacional. A diferença para os bancos digitais são as restrições, já que algumas são exclusivas para pessoas jurídicas ou investidores.

A seguir, listamos os bancos brasileiros que disponibilizam a conta internacional para os seus clientes.

Banco do Brasil

Banco do Brasil é uma das maiores instituições financeiras nacionais e está presente em diferentes países, como a Alemanha, Áustria, Argentina, China, Estados Unidos, França, Japão, Paraguai, Portugal e Reino Unido.

Apesar de operar em outros países, o BB só permite que pessoas jurídicas abram uma conta internacional, desde que o seu negócio opere nas seguintes classificações indicadas pelo banco:

  • Seguradoras, resseguradoras e corretoras de resseguro;
  • Órgãos da administração pública ou empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil (recursos provenientes de doações ou empréstimos de organismos internacionais);
  • Empresas administradoras de cartões de crédito de uso internacional;
  • Empresas encarregadas da implementação e desenvolvimento de projetos no setor energético;
  • Transportadoras residentes, domiciliadas ou com sede no exterior;
  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT);
  • Organismos internacionais, embaixadas e delegações estrangeiras;
  • Diplomatas e funcionários estrangeiros das entidades relacionadas no item anterior.

Esta conta internacional do BB, chamada de conta em moeda estrangeira no Brasil, permite que o cliente faça remessas ou receba pagamentos no exterior, com toda a movimentação em moeda estrangeira, sendo o cliente residente ou não no Brasil.

Clientes do Banco do Brasil podem abrir conta no exterior, em dólar, pelo aplicativo.

O pedido de abertura da Conta Internacional do Banco do Brasil para pessoas jurídicas pode ser feito pelo site do BB, enviando os documentos necessários ou apresentando-os em uma das agências do BB.

Conta internacional no Banco do Brasil em dólar

Existe a possibilidade de uma pessoa física abrir uma conta internacional em dólar no Banco do Brasil. As opções são a Gold Global ou Conta Easy.

A Gold Global está disponível para cidadãos que não são americanos, não-residentes permanentes nos EUA e que já sejam clientes do Banco do Brasil, ou funcionários do Conglomerado BB, ou bolsistas CAPES e CNPq portadores do cartão pré-pago.

Para abrir a conta Gold Global é necessário, também, fazer um depósito inicial de USD 500. O beneficiário desta conta ganha o cartão de débito BB Americas Bank Visa, com limite diário de saque de USD 1.000 e limite diário de compras de USD 5.000.

A Conta Easy, aberta exclusivamente pelo aplicativo do Banco do Brasil, está disponível para cidadãos brasileiros ou residentes permanentes do Brasil que sejam clientes ativos do Banco do Brasil S.A., maiores de 18 anos e que não tenham sido clientes do BB Americas Bank nos últimos 12 meses.

Essa conta serve para quem quer fazer compras e saques no exterior, além de fazer transferências pelo Banco do Brasil ou o BB Remessa. Não é cobrada tarifa de abertura para esse tipo de conta no BB.

Banco Bradesco

conta internacional do Bradesco, um dos maiores bancos privados do Brasil, é destinada a brasileiros que moram no exterior temporariamente e queiram realizar movimentações financeiras em moeda estrangeira para o Brasil durante esse período.

A conta é aberta exclusivamente pelo site do Bradesco, preenchendo um formulário e enviando os documentos solicitados por e-mail ou para a caixa postal do Bradesco no Brasil. Para isso, é necessário comprovar a sua residência atual no exterior.

Quando a conta estiver aberta, também é possível fazer investimentos em fundos e CDB. As remessas também podem ser feitas de qualquer país que tenham bancos conveniados com o Bradesco ou que façam ordens de pagamento em moeda estrangeira. Nos bancos conveniados, é possível ter a tarifa cambial reduzida.

Mas, é importante ter atenção: caso você abra a conta internacional no Bradesco e volte a morar no Brasil, terá de ir a uma agência do Bradesco e pedir que transforme a sua conta internacional em uma conta-corrente nacional.

Santander

conta internacional do Santander é destinada a pessoas jurídicas que tenham empresas nas áreas de exportação ou importação, ou queiram expandir o negócio para o exterior, operando somente em dólar e em euro.

O objetivo é fazer com que empresários tenham um controle de caixa mais facilitado, além de fornecer a gestão de pagamentos e recebimentos de exportação e importação.

Um dos diferenciais da conta Santander internacional é a redução de custos nas variações cambiais de importação e exportação.

A conta também pode ser estruturada conforme o seu perfil e o da sua empresa, considerando as moedas usadas e a localização de pagamento e recebimento do dinheiro.

Conta no exterior no banco Santander para pessoas físicas

As pessoas físicas só conseguem abrir uma conta internacional no Santander caso residam em país em que o banco está presente, como Portugal, por exemplo. Sendo assim, é necessário cumprir os requisitos exigidos pelas sucursais do banco Santander em cada país.

Além de Portugal e Brasil, o Santander também está presente na Espanha, México, Chile, Argentina, Reino Unido, Alemanha, Polônia e Estados Unidos.

Itaú

A chamada International Investment Account é a conta internacional de corretagem do Itaú nos Estados Unidos, voltada especificamente para brasileiros que queiram investir no exterior.

O cliente que abre a conta internacional do Itaú tem como diversificar os seus tipos de investimentos, podendo investir nos Estados Unidos e em outros países, seja em dólar ou em outras moedas.

Apesar de ser uma conta de investimentos no exterior, quem abre International Investment Account pode:

  • Solicitar um cartão de débito que permite saques nos Estados Unidos;
  • Solicitar cheques;
  • Transferir recursos de um fundo para outras contas;
  • Pagar contas nos Estados Unidos – por débito automático ou boleto.

De acordo com o site do Itaú, abrir e manter uma conta ativa na Avenue (conta internacional) é grátis. A conta internacional Avenue contará com uma conta investimentos e uma conta banking.

Após o terceiro mês sem movimentações na sua conta de investimentos, será cobrada uma taxa mensal de inatividade, no valor de USD 0,50 para contas com total investido e saldo em dólar na conta de investimentos somados entre USD 0,50 e USD 2.500.

Ainda de segundo o site da instituição, a cobrança é realizada somente enquanto a conta permanecer inativa; não haverá taxas sobre contas com total investido e saldo em dólar somados zerados.

O contato pode ser realizado por e-mail ([email protected]) ou pelo atendimento no site do banco.

Qual o melhor banco para abrir conta no exterior online?

Escolher o melhor banco para abrir uma conta no exterior envolve muitos fatores como melhores taxas, segurança, facilidade de uso, entre outros.

De todos os bancos digitais que apresentamos, a Wise se destaca como uma das melhores plataforma para abrir uma conta no exterior, seja pela usabilidade, segurança, rapidez no envio e custos mais baixos.

Além das facilidades de pagamento, a Wise, que é sediada em Londres, tem a autorização da FCA – a Financial Conduct Authority para fazer transferências internacionais, e é regulamentada pelo Banco Central no Brasil.

Por isso, recomendamos a Wise aos nossos leitores, seja para abrir uma conta pessoal ou empresarial.

Wise tem ótima reputação junto aos clientes

E os clientes da Wise também recomendam: com mais de 220 mil avaliações no Trustpilot, a Wise está com a nota excelente no site.

Já no site do Reclame Aqui, a plataforma está com a nota boa, com uma taxa de 98,2% de respostas para as reclamações.

São muitas opções de bancos digitais para abrir conta no exterior e também bastantes informações. Por isso, selecionamos um vídeo do canal do YouTube do Leo Fittipaldi, que mostra um comparativo entre as principais instituições financeiras para usar cartão no exterior. Veja:

Agora, para facilitar a sua decisão, confira um quadro comparativo que fizemos entre a Wise, a Nomad e o C6 Bank com os principais serviços oferecidos pelas instituições.

ServiçoWiseNomadC6 Bank
Abertura de contaGratuitaGratuitaUSD 10 ou gratuita. Para não ter custo, é necessário realizar câmbio de USD 100 ou 100€ (ou mais) até o último dia do mês seguinte à abertura da C6 Conta Global (o estorno da taxa de abertura de USD 10 será creditado em até 15 dias)
Manutenção de contaGratuitaGratuitaGratuita
Emissão de cartão virtualGratuitaGratuitaUSD 10 por C6 Conta Global
Saques no exterior em moeda localGratuito até 2 saques mensais de até R$ 1.400. Após, taxa fixa de R$ 6,50 por saque + 1,75% sobre o valor que exceder os R$ 1.400 mensaisGratuito até 2 saques na rede MoneyPass. A partir do 3º saque, é cobrada uma tarifa de USD 5 por saqueUSD 5 ou 5€ por saque
IOF para conversão de reais para dólar (mesma titularidade)1,1%1,1%1,1%
CâmbioComercialComercialComercial
TransferênciasA partir de 0,35% do valor enviado
  • Envio gratuito para contas Nomad ou via ACH Pull;
  • Envio por Wire: USD 10

 

  • USD 20 ou 20€ sem dedução de bancos do exterior ou USD 10 ou 10€ com possível dedução de bancos do exterior​;
  • Gratuita entre contas C6 Bank
Tipo de contaMultimoeda. Opera em 55 moedasConta em dólares americanosConta em dólares americanos e em euros
Funciona em quantos paísesMais de 200 países e territóriosMais de 180 paísesMais de 210 países e territórios, segundo o site do C6 Bank

Qual o melhor banco para abrir conta no exterior empresarial? 

Depende. Essa escolha depende do seu tipo de negócio e os tipos de transações financeiras que a sua empresa precisará realizar no exterior.

O Banco do Brasil e o Banco Santander abrem contas internacionais exclusivas para pessoas jurídicas, com algumas ressalvas importantes.

Se a sua empresa é voltada para área de exportação e importação, por exemplo, o banco Santander pode ser uma boa opção.

Como escolher o banco certo para abrir conta no exterior?

Na hora de escolher um banco para abrir conta no exterior, é importante levar em consideração fatores, como:

  • Custos e taxas cobradas;
  • Flexibilidade de abertura de conta e possibilidade de realizar operações pela internet;
  • Suas necessidades e seus objetivos (por exemplo: se o seu objetivo é viajar para o exterior ou investir em outros países);
  • Avaliação dos clientes, com opiniões de pessoas que já utilizaram os serviços dos bancos, entre outros.

Como abrir uma conta no exterior?

A forma de abrir uma conta no exterior dependerá da instituição financeira que você escolher.

Geralmente, os bancos digitais são mais simples, intuitivos e rápidos. Neles, a abertura de conta pode ser feita em minutos, seja pelo aplicativo ou site.

Homem acessando conta bancária
Abrir uma conta na Wise é simples, pode ser feito em poucos minutos

Para você entender melhor como abrir uma conta no exterior num banco digital, tiramos como exemplo a abertura de conta na Wise. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site da Wise e clique em “Abra uma conta”;
  2. Em seguida, coloque o seu e-mail (é importante escolher um e-mail que você sempre acesse);
  3. Escolha o tipo de conta: pessoal ou empresarial;
  4. Selecione o seu país de residência atual ou o país onde a sua empresa está registrada;
  5. Adicione o número do seu celular e clique em “Enviar código de verificação”;
  6. Em seguida, digite no site o código que recebeu por SMS;
  7. Preencha os dados e apresente as fotos dos documentos solicitados;
  8. Crie uma senha para a sua conta Wise;
  9. Pronto! Você acabou de abrir uma conta no exterior pela Wise.

Documentos para abrir conta no exterior

Seja nos bancos digitais ou físicos, para abrir uma conta no exterior são solicitados alguns documentos. A seguir, listamos alguns documentos gerais que podem ser solicitados pelo banco na hora de abrir uma conta internacional.

Vale lembrar que é importante verificar a lista de documentos solicitados pela instituição que escolheu, já que podem variar.

Conta física

Geralmente, é necessário apresentar as seguintes dados e documentação para uma pessoa física abrir uma conta no exterior:

  • Documento de identificação (RG, CNH ou passaporte);
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Documento de identificação, comprovando que possui mais de 18 anos;
  • Dados pessoais: telefone, e-mail, endereço, nome completo.

Conta empresarial

Já para abrir uma conta empresarial (pessoa jurídica), geralmente são solicitados:

  • Dados da empresa: identificação da sociedade, dados fiscais, beneficiários, entre outros (quando aplicáveis);
  • Seus dados pessoais: telefone, e-mail, endereço, nome completo;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de identificação, comprovando que possui mais de 18 anos.

Nos bancos físicos que abrem contas internacionais para a empresas, como o Banco do Brasil e o Santander, podem ser solicitados outros documentos específicos além dos listados.

Como enviar dinheiro para a conta no exterior?

Você pode enviar dinheiro para conta no exterior das seguintes formas:

  • Pelo aplicativo ou site da plataforma que escolheu para ter a sua conta internacional;
  • Pelos aplicativos dos bancos que permitem fazer câmbio, como o Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil. 

As plataformas online são a forma mais fácil, rápida e barata de envio de dinheiro para o exterior. Quando você usa um banco digital como a Wise, por exemplo, precisa apenas acessar o aplicativo, escolher o valor e o beneficiário (quem vai receber o dinheiro), a forma de pagamento e pagar.

Plataformas digitais como a Wise já aceitam Pix como forma de pagamento, o que torna a transferência internacional mais rápida, podendo o seu dinheiro chegar no exterior em minutos.

Já os bancos tradicionais também permitem o envio, mas costumam ser mais demorados e caros.

Precisa declarar dinheiro em conta no exterior? 

Depende.

Se você está dentro das regras para declarar o Imposto de Renda e o saldo na sua conta no exterior for igual ou acima de R$140 em 31 de dezembro do ano-calendário, você precisa declarar.

Porém, você não precisa pagar imposto de renda sobre saldo bancário, já que você só precisa pagar IR em caso de rendimentos e o saldo da sua conta apenas faz parte do seu patrimônio.

Como declarar no imposto de renda a conta no exterior?

Se você usa plataformas como a Wise, Nomad e Avenue, no próprio aplicativo você terá o seu informe de rendimento, o que já pode guiar você na hora de fazer a declaração deste valor.

Para fazer a declaração, é necessário acessar o site do Governo Federal, baixar o programa do importo de renda IRPF 2024 e fazer a declaração do valor do saldo da sua conta no exterior na aba “Bens e Direitos”.

O grupo “Depósitos à vista e numerários” serve para você indicar o saldo da sua conta no exterior, o valor que tinha, qual a instituição financeira, entre outros.

É importante lembrar que se você tem dúvidas sobre como fazer essa declaração, ou se teve rendimentos de investimento, vale a pena consultar um contador que possa ajudá-lo no processo de declaração.

Entenda tudo sobre como declarar remessas para o exterior no Imposto de Renda neste artigo.

Quais as vantagens de abrir conta no exterior?

São muitas as vantagens de abrir conta no exterior, principalmente se você vai morar fora do Brasil, viaja para o exterior com frequência e/ou deseja investir em ativos do mercado internacional.

Veja as principais vantagens a seguir:

  • Realizar investimentos internacionais, podendo diversificar sua carteira de investimentos;
  • Fazer câmbio de moedas de maneira mais prática e com custos menores – principalmente nas contas digitais;
  • Realizar transferências para diversos países, em diferentes moedas estrangerias;
  • Fazer compras internacionais de maneira mais fácil e rápida;
  • Ter mais segurança e comodidade durante as viagens internacionais, não precisando andar com alta quantia de dinheiro em espécie;
  • Ter saldo em outras moedas, além do real.

Melhores países para abrir conta no exterior

Entre os melhores países para abrir conta no exterior destacamos:

É na Europa que estão os melhores bancos digitais, como o caso do alemão N26.

A Alemanha, por exemplo, oferece um sistema bancário remoto bem robusto e o país tem a melhor economia da Europa. Luxemburgo se destaca pela estrutura do sistema bancário e pela segurança jurídica.

Já os Estados Unidos, por exemplo, além de oferecerem um sistema bancário robusto, contam com grandes estruturas financeiras, que disponibilizam uma variedade de bancos, com requisitos distintos, principalmente para empresas.

A escolha do melhor país para você abrir conta depende das suas necessidades e dos seus objetivos. Recomendamos que abra uma conta no exterior em dólares americanos e em euros. A Wise, por exemplo, tem sede no Reino Unido e é uma conta multimoeda. Assim, você economiza ao usar a sua conta fora do país.

Vale a pena abrir uma conta no exterior? 

Sim! A conta internacional é ideal para quem precisa realizar transferências bancárias para o exterior, deseja fazer investimentos no mercado internacional, costuma fazer muitas viagens para outros países, vai morar em outro país e pretende fazer uma reserva financeira na moeda local.

Mas, apesar de muitas contas no exterior não cobrarem taxa de abertura nem de manutenção, abrir uma conta internacional pode não ser tão interessante para quem não utiliza esses tipos de operações que mencionamos.

Perguntas frequentes de como abrir conta no exterior

Se você ainda tem dúvidas sobre abrir conta no exterior, veja as perguntas frequentes que respondemos.

Alguns bancos europeus estão presentes no Brasil, seja de forma física ou online. Veja quais são:

    • Milleniun BCP: com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro;

    • Santander: banco espanhol que permite a abertura de conta internacional para pessoas jurídicas;

Você tem as opções de abrir conta no exterior nos bancos digitais, como o Wise, Nomad, C6, BS2 Go!, entre outras. Mas, se preferir os bancos tradicionais, tem as seguintes opções:

    • Banco do Brasil: conta jurídica internacional ou conta para pessoa física em dólar;

    • Itaú: conta para investidores;

    • Santander: conta para pessoas jurídicas que tenham empresas de exportação e importação;

    • Bradesco: para brasileiros que morem temporariamente no exterior.

Sim, ter conta no exterior morando no Brasil é legal.

O Banco Central do Brasil é o responsável por criar o regulamento do mercado de câmbio e capitais internacionais e permite que uma conta no exterior seja criada.

Mas, é preciso ter atenção: é necessário cumprir com as obrigações fiscais, como a declaração de envio e recebimento de remessas no Imposto de Renda. Se for verificado que a conta no exterior está sendo usada para práticas financeiras ilícitas, o titular pode ser punido criminalmente.

Basicamente, qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade e com um documento de identificação válido pode abrir uma conta no exterior.

Mas é preciso estar atento à regulamentação e aos documentos que cada instituição financeira solicita. Alguns documentos específicos podem ser exigidos para abrir a conta internacional.

A conta no exterior pode ser movimentada digitalmente, pelos aplicativos das instituições financeiras, enviando ou recebendo remessas financeiras de diferentes moedas estrangeiras.

Realizar compras internacionais, usar o cartão de débito internacional em estabelecimentos no exterior e realizar investimentos no mercado financeiro internacional são outras formas de movimentar a sua conta no exterior.

O processo para fechar conta no exterior geralmente é simples: o correntista pode solicitar o encerramento de sua conta pelo aplicativo do banco, por e-mail ou por telefone, dependendo do banco.

Por exemplo, para fechar a conta física Wise, basta acessar o site da empresa, clicar em “Configurações” e selecionar a opção “Desativar a sua conta”.

Agora que você já conhece as principais formas de como abrir conta no exterior, escolha a que se encaixa melhor às suas necessidades e aproveite todas as vantagens que a conta internacional proporciona. Boa sorte!