Também conhecida como Cruz de Santo André e Saltire, a bandeira da Escócia é composta por uma cruz branca em um fundo azul. O símbolo do país é bem simples e a bandeira é uma das mais antigas do mundo!

bandeira da escocia
Índice História da bandeira da Escócia Significado da bandeira da Escócia Proporção da bandeira da Escócia Versões anteriores da bandeira da Escócia Onde e quando a bandeira da Escócia é usada Curiosidades sobre a bandeira da Escócia

História da bandeira da Escócia

A bandeira da Escócia é uma das mais antigas do mundo e remonta ao século 8.
Segundo a história, a origem da bandeira da Escócia ocorreu em uma batalha travada entre os moradores nativos escoceses e os povos anglo-saxões (uma fusão entre tribos germânicas), que invadiram o território da Grã-Bretanha no século 8. Era um momento de muito desespero devido à ocupação, principalmente quando os nativos ficaram cercados.
O líder dos escoceses orou para que suas tropas conseguissem dar a volta por cima. E, durante a noite, ele recebeu uma visita inesperada do apóstolo André (que morreu crucificado em uma cruz diagonal).
O santo garantiu que seu exército venceria aquela batalha. No dia seguinte, de acordo com o que diz a lenda escocesa, o céu amanheceu com várias nuvens, que se juntaram, formando uma cruz.
Esse era o incentivo que estava faltando para o povo escocês triunfar, diante dos anglo-saxões apavorados com o fenômeno. A partir desse momento, a cruz de Santo André virou o símbolo que é estampado na bandeira da Escócia.
Você conhece os principais pontos turísticos na Escócia? Não? Então confira esse artigo com dicas sobre turismo no país.

Significado da bandeira da Escócia

A cruz branca representa o patrono da Escócia, Santo André e apóstolo de Jesus, que morreu crucificado. Já a cor azul representa o céu.
Leia também os artigos que fizemos sobre a bandeira da Alemanha, da Inglaterra e da França.

Proporção da bandeira da Escócia

Não existe uma proporção exata da bandeira escocesa. Mas geralmente é expressa como 5:3 (cinco metros de largura por três de comprimento) ou 3:2 (três metros de largura por dois de comprimento). A primeira versão é a preferida.
A largura da barra transversal deve ser de um quinto (1/5) da altura da bandeira.
Se você pretende programar sua viagem para a Escócia ou para algum país europeu, leia o artigo que fizemos sobre o ETIAS, o novo visto para viajar para a Europa. Caso queira economizar com sua passagem aérea, talvez seja interessante conhecer o portal comparador de voos Kayak. O site compara os valores de voos de diversas companhias aéreas para que você consiga o melhor preço.

Versões anteriores da bandeira da Escócia

Antigamente, a bandeira continha uma cruz, porém seu fundo era vermelho. No decorrer dos séculos, passou a ser azul, variando desde o azul marinho até o azul mais claro. Não há uma definição exata sobre o tom do azul.
No entanto, ultimamente, parece ter-se estabelecido na cor Pantone 300.
Saiba tudo sobre Stirling na Escócia: a cidade ao redor do Castelo.

Onde e quando a bandeira da Escócia é usada

A bandeira da Escócia é mais do que o Estandarte Real da Escócia: é a bandeira que é hasteada por todos os organismos individuais e corporativos. O símbolo também é hasteado nos edifícios do governo todos os dias, entre às oito da manhã e o pôr do sol, com algumas exceções.

Curiosidades sobre a bandeira da Escócia

Confira duas curiosidades sobre a bandeira escocesa:

  • Em 1385, o Parlamento Escocês determinou que os soldados escoceses utilizassem a Cruz de Santo André em seus uniformes militares;
  • A Cruz de Santo André é representada na bandeira do Reino Unido, juntamente com a bandeira da Inglaterra (que possui a Cruz de São Jorge) e a Cruz de São Patrício, que representa a Irlanda do Norte.

Sabe mais alguma curiosidade sobre a bandeira da Escócia? Compartilhe conosco!
Confira também o artigo com tudo sobre a Escócia e o que fazer em Edimburgo, a capital do país