A crise habitacional na Irlanda levou o governo a implementar uma série de medidas inovadoras para aumentar a disponibilidade de moradias no país. Diante disso, já se sabe que quase 100 pubs serão moradia na Irlanda.
É isso mesmo: converter pubs desativados em moradias está entre as mais recentes e surpreendentes decisões para tentar aliviar a pressão no mercado imobiliário e revitalizar áreas urbanas que sofreram com o fechamento desses estabelecimentos.
Não deixe que a falta desse documento obrigatório estrague os seus planos! Sem ele, você poderá ser barrado na imigração. No Seguros Promo, você garante a tranquilidade de estar coberto em qualquer situação com o melhor preço. Viaje seguro e sem preocupações!
Cotar o meu e viajar seguro →Governo anuncia que pubs desativados serão convertidos em moradia
Com o objetivo de atender à crescente demanda por moradia, o governo irlandês anunciou a conversão de pubs fechados em residências em todo o país.
A iniciativa integra o projeto “Housing for All“, que visa transformar imóveis comerciais desocupados em moradias. Para facilitar o processo, a exigência de “permissão de planejamento” foi eliminada em 2018 para vários tipos de estabelecimentos. No entanto, foi somente em 2022 que a isenção foi estendida aos pubs desativados.
Desde então, o governo recebeu pelo menos 92 notificações de intenção de conversão de pubs desativados em residências, o que criaria 295 novas moradias. Um pub vazio, afinal, costuma ter potencial para se transformar em cinco ou seis novos apartamentos.
Em anúncio oficial, o Ministro de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda, Darragh O’Brien, celebrou a medida:
“Faz sentido fornecer as isenções e tornar mais fácil para as pessoas converterem edifícios comerciais em moradias de alta qualidade”.
Projeto contribui para aumentar a demanda de moradia
Desde a introdução das isenções de planejamento em 2018, o programa tem mostrado resultados positivos, já que as autoridades locais já receberam mais de 1.165 notificações de imóveis comerciais desativados — entre eles, os pubs que serão moradias na Irlanda.
O número de notificações, que aumentou significativamente nesses últimos anos, sinaliza o sucesso das políticas de incentivo à reutilização de propriedades comerciais vazias. Ainda de acordo com Darragh O’Brien:
“Esses números mostram que as políticas facilitaram o processo de planejamento para aqueles que desejam converter imóveis comerciais desativados, incluindo pubs, em uso residencial, estão ajudando a aumentar a oferta, combater a desocupação e renovar áreas urbanas”.
Entre as cidades da Irlanda e condados com maior número de novas unidades residenciais já previstas a partir de pubs que serão moradias, estão:
- Mayo (40);
- Longford (25);
- Cork County (21);
- Limerick (20);
- Dublin (19).
Mais de 300 mil residências até 2030
Ao todo, segundo as estimativas do governo, já há a previsão atual de que mais de 1.100 propriedades — entre pubs e outras propriedades comerciais — sejam transformadas em mais de 2.700 moradias distribuídas por diversas regiões do país.
Contudo, até 2030, o objetivo é providenciar mais de 300 mil novas residências — e isso em todas as formas de ocupação: habitações sociais, habitações acessíveis e de aluguel a custo reduzido e, também, habitações de aluguel privado e de propriedade privada.
Sendo assim, considerando que o projeto visa não apenas aliviar a falta de moradias, mas também revitalizar comunidades locais e contribuir para a regeneração urbana, a ideia é realmente garantir que as necessidades de todos os setores da sociedade sejam atendidas.
Outras medidas do governo para a crise na habitação
Além dos pubs que serão moradias na Irlanda, o governo irlandês implementou outras iniciativas para combater a crise habitacional no país. Ao todo, são 213 ações que devem ser realizadas nos próximos anos.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Entre as principais iniciativas, estão:
- O aumento de recursos para autoridades locais, incluindo “Vacant Homes Officer” (em tradução literal, “Oficial de Habitações Vazias”), que pode fornecer aconselhamento e assistência para reintegrar imóveis vazios;
- O “Repair and Leasing Scheme”, um programa de restauração e locação, que oferece empréstimos para proprietários restaurarem imóveis em troca de alugá-los para famílias e indivíduos na lista de espera para habitação social;
- E o subsídio para reforma de propriedades vazias, que fornece até 70.000€ para transformar edifícios desocupados em residências permanentes.
Essas medidas visam não apenas aumentar o número de moradias, mas também garantir que propriedades já existentes sejam utilizadas de forma eficiente.
Apesar da meta ser alta, não é suficiente para diminuir a crise habitacional
De acordo com um relatório do Economic and Social Research Institute (ESRI) encomendado pelo governo irlandês e divulgado pela BBC, estima-se que o país precisa de cerca de 35.000 novos lares por ano até 2030 para atender às necessidades da população.
Mas isso em um cenário de baixa imigração. Em alta imigração, esse número teria que subir para 53.000 por ano. Em média, portanto, seria necessário atender a uma demanda habitacional de 44.000 novas residências por ano até 2030 e de 39.700 por ano entre 2030 e 2040.
Até agora, porém, de acordo com informações do projeto “Housing for All”, a Irlanda considera números um pouco menores — ainda que aumentem exponencialmente a cada ano desde 2022.
Previsões de construção
Em 2024, por exemplo, a previsão é da construção de 33.450 unidades residenciais. Em 2025, projeta-se o número de 34.600 novas moradias.
Já em 2030, após construções anuais, 40.500 novas residências alcançariam os 300 mil previstos pelo governo. No entanto, pode não ser suficiente.
Para se ter uma ideia do quão séria é a questão da moradia na Irlanda, entre 2022 e 2023, foram registrados mais de 140 mil novos imigrantes no país. Com isso, a conversão de propriedades comerciais pode ajudar a mitigar o problema e garantir que mais pessoas tenham acesso a um lugar para chamar de casa.