Golpistas tem usado sites falsos em Portugal para enganar usuários que buscam documentação oficial e até mesmo para simular pagamentos e recibos. O alerta foi feito pelo IRN (Instituto dos Registos e do Notariado) e outros órgãos oficiais também pedem atenção a mensagens fraudulentas.

Divulgação de lista com sites falsos em Portugal
Índice IRN informa sobre golpes que tem ocorrido IRN divulgou principais sites falsos em Portugal Portal das Finanças também alerta para os casos de fraude Polícia Judiciária e portal e-Portugal trazem outros casos de golpes Pedidos de pagamento com valores superiores ou falsos

IRN informa sobre golpes que tem ocorrido

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) disponibiliza diversos serviços na Internet através do Portal da Justiça, e por meio do portal de serviços públicos ePortugal.

Você já tem o seu seguro viagem para Europa?

Não deixe que a falta desse documento obrigatório estrague os seus planos! Sem ele, você poderá ser barrado na imigração. No Seguros Promo, você garante a tranquilidade de estar coberto em qualquer situação com o melhor preço. Viaje seguro e sem preocupações!

Cotar o meu e viajar seguro →

Contudo, alertam:

“Existem, no entanto, entidades não oficiais e sem qualquer ligação ao IRN, que promovem nos seus sites a tramitação de documentos, como certidões de registo civil, de registo comercial e registo predial, que poderão induzir o cidadão de que está a utilizar um serviço do IRN e levá-lo a pagar valores mais elevados por esses atos de registo, podendo mesmo não chegar a receber o serviço por essa via requerido”.

IRN divulgou principais sites falsos em Portugal

Conforme o portal do IRN, os sites abaixo simulam ser páginas oficiais. Tenha atenção nas URLs. Eles também enviam e-mails falsos que podem induzir o usuário a cair nos golpes em Portugal.

Conheçam abaixo os exemplos de sites falsos em Portugal mais marcantes.

  • https://www.certidaopermanente.pt: o site falso disponibiliza serviços no âmbito das certidões permanentes de registo comercial e de registo predial;
  • https://portalcertidaonascimento.pt: o site falso disponibiliza um formulário de pedido de certidão de nascimento e solicita um valor superior ao legalmente previsto para a emissão da certidão em causa;
  • https://e-registo.pt: disponibiliza formulários falsos para pedidos de certidões de nascimento, casamento e óbito;
  • https://certidao-nascimento-pt.org: o site disponibiliza um formulário falso de pedido de certidão de nascimento e solicita um valor superior ao legalmente previsto para a emissão da certidão em causa, se pedida através do serviço oficial Civilonline;
  • https://certidoes-nascimento-pt.org: o falso site disponibiliza um formulário de pedido de certidão de nascimento e solicita um valor superior ao legalmente previsto para a emissão da certidão em causa, se pedida através do serviço oficial Civilonline;
  • https://portalcertidaonascimento.pt: site alheio ao IRN e ao Ministério da Justiça que propõe prestar serviços no âmbito das certidões/informações de registo civil.

Portal das Finanças também alerta para os casos de fraude

Outro importante alerta aparece no site das Finanças, um portal bastante acessado e onde é possível obter documentos e avançar com uma série de pagamentos que fazem parte da rotina de portugueses e dos estrangeiros residentes.

O comunicado no site informa que:

“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrônico supostamente provenientes da AT nas quais é pedido que se carregue em links que são fornecidos. Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas“.

A AT ainda alerta que o objetivo destas mensagens fraudulentas é convencer o usuário a acessar páginas falsas, destcando que “em caso algum deverá efetuar essa operação”.

Em uma publicação recente em seu Facebook, a Autoridade Tributária exemplificou um email falso recebido por usuários do serviço:

Email falso em Portugal
Muitos usuários recebem emails falsos em nome de órgãos públicos. Fonte: Facebook/Finanças

Polícia Judiciária e portal e-Portugal trazem outros casos de golpes

O nome da Polícia Judiciária é outra instituição usada para promover tentativas de golpes, como alerta a própria entidade no seu portal.

“A Polícia Judiciária alerta que circulam na internet e no correio eletrônico mensagens que abusivamente usam o logotipo da Polícia Judiciária e de outras instituições ligadas à justiça, simulando uma pretensa convocação. A mensagem em causa é falsa e constitui, ela, sim, uma quebra de segurança para os utilizadores da Internet e correio eletrônico. A Polícia Judiciária desenvolve diligências para identificar a origem e autoria deste tipo de mensagens.”

No portal e-Portugal há também um alerta: “A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi informada que estão a circular e-mails fraudulentos em nome do portal ePortugal.gov.pt. O e-mail é sobre uma cobrança acidental feita numa fatura recente, onde é solicitado à pessoa que recebeu o e-mail que peça o reembolso do valor cobrado indevidamente”.

Pedidos de pagamento com valores superiores ou falsos

“Fale com fulano que ele consegue acelerar o processo” ou “Há um site em que é possível emitir os documentos de forma mais ágil”. Dicas como essas fazem parte, muitas vezes, das conversas dos grupos de imigrantes brasileiros, por exemplo.

Mas nem é preciso receber sugestões de ninguém: basta fazer uma procura na internet para cair nos sites que, por parecerem tão oficiais, que chegam realmente a enganar mesmo os mais atentos. As páginas são realmente feitas para enganar o usuário.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

“Os pedidos de pagamento são, nessas situações, enviados por e-mail ou por SMS e, uma vez efetuados a favor dessas entidades, o requerente obtém documentos que poderão não ter valor legal como, por exemplo, pedidos de registo, certidões, nacionalidade”, reforça o IRN.

O Portal das Finanças, recomenda a leitura do folheto informativo sobre Segurança da Informação. O portal e-Portugal também traz orientações sobre como evitar cair nos golpes e quais as maneiras corretas de dar entrada nos diversos serviços disponíveis na plataforma.