As instituições de ensino superior da Alemanha são reconhecidas mundialmente por sua educação de excelência e custo baixo. Se você tiver o desejo de estudar em uma delas, precisa saber que o acesso é através do Abitur. Nos acompanhe que vamos explicar como funciona.

Estdantes fazendo o Abitur
Índice O que é o Abitur? Como funciona o Abitur O Abitur é obrigatório? Para que serve o Abitur Como fazer o Abitur? É possível fazer o Abitur no Brasil? Brasileiros podem fazer o exame? Vale a pena fazer o Abitur?

O que é o Abitur?

O Abitur, ou Allgemeine Hochschulreife, é uma qualificação alemã concedida aos estudantes que concluírem com sucesso o Gymnasium, um dos tipos de escola secundária que existe no país, após 12 ou 13 anos de estudos.

Você tem direito à cidadania alemã?

Para solicitar a sua, é altamente recomendado contar com uma assessoria especializada. Nós indicamos a Madeira da Costa, uma equipe competente e de confiança para tornar sua solicitação mais rápida e segura. Entre em contato!

TORNE-SE CIDADÃO ALEMÃO→

A duração varia de um estado federal para outro, já que cada um tem autonomia para regular a educação em seu território. No geral, é uma avaliação rigorosa e abrangente que qualifica o estudante para o ingresso no ensino superior em diferentes campos profissionais.

Poderíamos dizer que tem algumas semelhanças com o Enem brasileiro, por ser uma avaliação realizada ao concluir a escola e por abranger diversas disciplinas. Porém, há algumas diferenças importantes entre os dois exames. Uma delas é o fato de que o Abitur  pode ser feito apenas uma vez e que cada estado tem uma prova diferente.

O fato de não ser centralizado tem gerado críticas de que o nível de exigência não é o mesmo em todo o território alemão. Os estados da Baviera e Baden-Württemberg, por exemplo, tem reputações de provas mais difíceis e piores notas dos estudantes.

Como funciona o Abitur

Geralmente, quando os alunos estão finalizando o último ano escolar do Gymnasium, o que acontece na primavera, eles realizam as provas finais do Abitur.

Eles já foram intensamente preparados para a avaliação durante o curso e com simulados, além de uma intensa rotina de estudos independente.

O esperado é que os estudantes demonstrem proficiência em humanidades, ciências e idiomas. Por isso, o currículo da prova é dividido em disciplinas básicas, alemão, matemática e uma língua estrangeira, e disciplinas eletivas, que dependem da área de estudo que a pessoa gostaria de seguir.

Realização das provas

Os assuntos específicos e o formato da prova podem variar um pouco, mas em geral, os alunos fazem de 3 a 4 provas escritas e 1 prova oral.

Os exames escritos são realizados em vários dias porque abrangem diferentes assuntos. Já a prova oral envolve um painel de professores que avaliam os conhecimentos do estudante em uma determinada disciplina, que não foi explorada no exame escrito.

Um exemplo de estrutura da prova poderia ser o seguinte:

 Provas escritas

  1. Alemão (obrigatório);
  2. Matemática (obrigatório);
  3. Língua estrangeira (obrigatório);
  4. Disciplina eletiva (por exemplo, biologia ou história).

Prova oral

A prova oral será sobre uma matéria que não foi testada na parte escrita, por exemplo, geografia. Alguns estados solicitam como parte do exame uma apresentação sobre um determinado tópico ou a elaboração de um projeto multidisciplinar.

Classificação e notas

O Abitur segue o mesmo sistema de notas do sistema educacional alemão – 1,0 significa muito bom e até 4,0 é aprovado. As pontuações depois de 4,0 significam reprovação.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

A nota final é composta pelos resultados dos exames e pelas notas da avaliação continua durante o período do Gymnasium. A avaliação continua considera participação em aulas, trabalhos escritos e desempenho em projetos.

Os estudantes recebem os resultados do exame pouco tempo depois de finalizar as provas, geralmente em junho ou julho, para que possam se increver nas universidades desejadas ou em outros cursos profissionais.

O Abitur é obrigatório?

O Abitur não é uma prova obrigatória para quem vai estudar na Alemanha. Costuma ser um exame associado com quem frequentou o Gymnasium, um dos tipos de escolas secundárias disponíveis no país.

É importante explicar que após a escola primária, ou seja, por volta dos 10 anos, os alunos são separados tendo como critério as notas e as aptidões pessoais.

Via de regra, são três tipos diferentes de ensino:

  • Hauptschule: os que tem menor desempenho acadêmico;
  • Realschule: os que tem desempenho médio;
  • Gymnasium: os que tem um bom desempenho escolar.

Na maior parte dos casos, os estudantes da Hauptschule e da Realschule não farão Abitur, mas outros tipos de qualificações profissionais, como de nível técnico, o Ausbildung, por exemplo. Há um pouco de mobilidade entre os diferentes modelos de ensino, se o desempenho acadêmico do aluno permitir.

Embora o objetivo principal de um Gymnasium seja preparar os alunos para o Abitur e o ensino universitário, os estudantes que cursam esse tipo de escola tem a opção de seguir caminhos diferentes, baseados em seus objetivos e situações individuais.

Grupo de estudantes e professora
Alunos do Gymnasium podem optar por universidades ou formação técnica na Alemanha

Uma pesquisa da OECD (sigla em inglês para Organization for Economic Co-operation and Development – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgada em setembro de 2023, mostrou que o número de jovens que não fez o Abitur e não terminou o ensino médio aumentou na Alemanha.

Segundo a entidade, o país tem enfrentado desafios específicos, como imigração e falta de professores, e realizado pouco investimento em educação. Isso fez com que 16% das pessoas entre 25 e 34 anos não tenham um certificado de conclusão do ensino médio.

Na pesquisa anterior, realizada em 2015, 13% dos jovens se encontravam na mesma situação.

Para que serve o Abitur

A primeira resposta que vem a mente é que o Abitur permite o acesso ao ensino universitário na Alemanha e em outros países. No entanto, ele também impacta as perspectivas de carreira, proporciona desenvolvimento pessoal e garante mais flexibilidade aos estudantes.

Ter concluído o Abitur é muito bem visto por futuros empregadores por indicar que o candidato passou por um rigoroso programa acadêmico e desenvolveu habilidades como capacidade de análise, pensamento critico e solução de problemas.

E por fim, quem faz o exame tem depois a flexibilidade de escolher qualquer formação profissional em diferentes campos de estudo.

Usar o Abitur para entrar na faculdade na Alemanha

O Abitur é um pré-requisito para admissão em universidades na Alemanha. A nota final tem um papel significativo no processo de candidatura ao ensino superior, com notas mais altas proporcionando mais chances de acesso a cursos competitivos.

Medicina, por exemplo, costuma ser uma opção de carreira em que o aluno precisa ter média 1, a melhor possível no sistema educacional alemão, para ser aprovado em uma universidade.

É importante deixar claro que o Abitur não é o único pré-requisito para ingressar no ensino superior, mas que há outros, que dependem de cada instituição.

O certificado é válido em outros países?

Sim, o Abitur é reconhecido e valorizado internacionalmente. A qualificação pode facilitar a admissão em universidades fora da Alemanha, principalmente em países da União Europeia e nos Estados Unidos.

Ele é comparável a outras qualificações de ensino superior europeias, como o Advanced Level britânico ou Baccalauréat, parte do ensino da França.

No Brasil, ele é aceito como substituto do vestibular em algumas universidades privadas. Confira a lista de instituições no site da Embaixada.

Como fazer o Abitur?

Para quem está cursando o Gymnasium e gostaria de fazer o Abitur, é preciso se inscrever formalmente para o exame nos anos finais do ensino médio. Os procedimentos para se registrar, mais uma vez, podem variar de um estado para outro.

Geralmente, a escola vai orientar durante o processo de inscrição e fornecer informações como quais são as disciplinas obrigatórias e as datas dos exames.

Os exames escrito e oral costumam ser realizados no próprio colégio que o aluno está matriculado. A escola fornece suas instalações e as avaliações costumam ser supervisionadas pelos próprios professores e funcionários, mas também por avaliadores externos.

Custo do exame

Na Alemanha, normalmente, não há taxa separada especificamente para a realização do Abitur em escolas públicas. Os custos associados à administração dos exames são cobertos pelas autoridades educativas e fazem parte do sistema de ensino público.

O que pode haver são pequenas taxas administrativas para serviços como emissão de certificado ou processamento de documentação relacionada ao Abitur.

Já os Gymnasien privados podem ter um funcionamento diferente e cobrar outras taxas.

É possível fazer o Abitur no Brasil?

Sim, é possível para os alunos de colégios alemães bilíngues (português-alemão) que seguem a estrutura curricular da Alemanha. O curso para o Abitur acrescenta um ano no final do ensino médio.

De acordo com o Goethe Institut, os colégios que aplicam o Abitur no Brasil são:

  • Colégio Visconde de Porto Seguro (São Paulo e Valinhos–SP);
  • Colégio Humboldt (São Paulo–SP);
  • Escola Alemã Corcovado (Rio de Janeiro–RJ).

Um examinador vai da Alemanha para o Brasil para realizar os exames do Abitur com os estudantes.

Os resultados finais são calculados de forma semelhante na Alemanha: uma média das notas das cinco provas finais e das avaliações contínuas – 40 provas realizadas pelo estudante ao longo do curso.

Brasileiros podem fazer o exame?

Sim, os brasileiros podem fazer o Abitur, mas apenas em duas situações específicas: se concluírem o Gymnasium na Alemanha ou se estudarem os dois últimos anos do ensino médio em um colégio bilíngue que esteja apto a aplicar o exame, no Brasil.

Vale a pena fazer o Abitur?

Depende do seu objetivo. Sem dúvidas, vale muito a pena ter acesso a cerca de 400 instituições de ensino superior da Alemanha ou ainda a outras universidades estrangeiras. Porém, o Abitur não é o único caminho possível.

Para quem fez o Gymnasium aqui na Alemanha, ótimo! Já tem tudo encaminhado para fazer a qualificação. Também recomendaríamos para os estudantes de escolas bilíngues no Brasil que também tem essa possibilidade.

Alternativas para estudar na Alemanha

Para os que não tem Abitur, não desanimem. Há uma série de alternativas para quem quer estudar na Alemanha:

  • Frequentar a escola em outro país europeu e fazer uma qualificação lá, por exemplo, Baccalauréat da França;
  • Prestar um curso preparatório para o ensino superior no país, conhecido como Studienkolleg, se ainda não tiver ingressado no ensino superior no Brasil;
  • Cursar 1 ano de bacharelado no Brasil e depois pedir transferência para o mesmo curso aqui na Alemanha;
  • Fazer um intercâmbio de 1 ou 2 semestres, ou uma graduação sanduíche, se estiver cursando um bacharelado no Brasil;
  • Cursar um mestrado na Alemanha, pois para isso não é necessário Abitur, apenas o certificado de conclusão de um bacharelado;
  • Escolher uma Hochschule, já que as universidades não são as únicas possibilidades de ensino superior. Existe a faculdade de ciências aplicadas com um foco maior na prática. Para esse tipo de instituição se pode usar uma qualificação chamada Fachhoschulreife, embora o Abitur também possa ser utilizado.

É importante lembrar que todas essas sugestões demandam exames de proficiência no idioma alemão, que podem variar dependendo do curso e da instituição de ensino. Se o seu nível de alemão ainda não estiver como o solicitado, uma possibilidade é começar sua jornada de estudante no País fazendo um curso de idioma.

Com tantas opções de qualificações interessantes no país, seja educação superior ou técnica, provavelmente você encontrará algo que atenda aos seus desejos. Boa sorte!