Quem pensa em morar na Espanha ou mesmo em visitar o país, normalmente, começa considerando duas opções. Você já deve saber que cidades espanholas estou falando, né? Mas nesta coluna quero te mostrar que a Espanha é muito mais do que Madrid e Barcelona.

Salamanca na Espanha
Índice De Barcelona a Valência e daqui a… quem sabe? Como é morar em Valência Cidades espanholas perto de grandes centros urbanos Já ouviu falar em Porto de Sagunto? Quando a prioridade é estudar A questão do idioma A questão climática Outras cidades a considerar

É claro que a capital do país, Madrid, e a capital da Catalunha, Barcelona, são ótimas escolhas para morar e também para visitar. Eu, que morei em Barcelona metade dos quase seis anos que vivo na Espanha, posso confirmar. Só que o país tem muitas outras cidades encantadoras e cheias de oportunidades. Quer ver?

De Barcelona a Valência e daqui a… quem sabe?

Quando digo que a maioria dos brasileiros que vem morar na Espanha pensa primeiro em Madrid e Barcelona, me incluo nessa maioria. Cheguei a Barcelona em 2018 para fazer um mestrado e passei três anos morando na capital da Catalunha. 

Mas quem me acompanha por aqui já sabe que, desde 2022, eu moro em Valência. Já tive minhas dúvidas sobre a mudança e, na verdade, eu sigo visitando Barcelona todo ano. Talvez por isso, hoje em dia, sou mais consciente dos prós e contras de cada uma e posso afirmar que prefiro Valência.

Só que tem algo que, às vezes, me faz pensar em mudar novamente: o aumento do preço do aluguel. Para piorar, não se trata de um problema só de Valência, mas de toda a Espanha, principalmente das grandes cidades. 

Segundo a plataforma Idealista, Barcelona é a cidade com os aluguéis mais caros do país. A segunda é Madrid. Por isso, é bom lembrar: a Espanha é muito mais do que Madrid e Barcelona.

Como é morar em Valência

Com seus escassos 134 km2 (tamanho similar ao de Niterói), Valência é a 3ª maior cidade da Espanha, com mais de 830 mil habitantes. Apesar dos números parecerem pequenos em comparação a muitas cidades brasileiras, estamos falando de uma metrópole com uma economia bastante ativa e ampla oferta cultural.

Valência, é uma boa cidade além de Madrid e Barcelona.
Valência é uma das provas de que a Espanha é muito mais do que Madrid e Barcelona. Foto: Tátylla Mendes

Na coluna Barcelona ou Valência: onde é melhor viver eu já comparei alguns aspectos práticos, como custo de vida, serviços públicos e infraestrutura. 

Depois de um par de anos mais vivendo por aqui, eu destacaria o seguinte:

  • Valência é uma cidade turística e movimentada, mas é bem mais tranquila do que Barcelona, e eu gosto disso;
  • Valência é super verde, não é à toa que foi eleita a Capital Verde Europeia 2024, e eu amo isso;
  • Em Valência faz mais calor e o transporte público não tem tantas conexões como em Barcelona. Uma pena!;
  • De qualquer forma, os serviços públicos são bons, a cidade é acolhedora, bonita e sustentável.

O problema, volto a dizer, é o preço do aluguel. Apesar de Valência não estar entre as cidades espanholas mais caras para viver, o aumento de valores é mais visível a cada ano.

É por isso — e por saber que a Espanha vai muito além de Madrid e Barcelona —, que eu e o maridão temos pensado na possibilidade de mudar novamente. Provavelmente, para alguma cidade ou pueblo ao redor de Valência.

Cidades espanholas perto de grandes centros urbanos

Apesar de que a Espanha não é só Madrid e Barcelona, a escolha dessas cidades costuma ter uma justificativa legítima: as oportunidades de emprego. Em parte isso é verdade. Ainda assim, a empregabilidade em determinada cidade pode variar conforme o setor de atuação de cada um e a especialização de cada cidade. 

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Além disso, é bom saber que muitas das grandes cidades espanholas têm uma ampla área metropolitana ao redor. Exemplo: tenho uma amiga chilena que, durante nosso mestrado em Barcelona, morou um período em Sabadell e depois em Cerdanyola. 

A área metropolitana da capital catalã ainda inclui cidades como: Hospitalet de Llobregat, Cornellà de Llobregat, Badalona, Santa Coloma de Gramenet, entre outras. A área metropolitana de Madrid é ainda maior. Sem falar em outras grandes cidades da Espanha (que comentarei mais adiante).

Cidades assim — conurbadas a grandes centros — costumam ter todos os serviços e facilidades (mercados, bancos, escolas, etc.), além de terem acesso relativamente fácil à urbe. As principais motivações para viver em cidades como essas são a busca por mais tranquilidade e por preços ligeiramente menores.

Já ouviu falar em Porto de Sagunto?

Se você pesquisar no Google pela melhor cidade da Espanha para morar, provavelmente encontrará milhares de artigos. A maioria deles, certamente, inclui Madrid e Barcelona como boas opções (o que não deixa de ser verdade). Mas acho que é praticamente impossível que algum desses artigos mencione Porto de Sagunto. 

Puerto de Sagunto (em castelhano) ou Port de Sagunt (em valenciano) é uma cidadezinha litorânea de apenas 3,7 km2, com pouco mais de 40 mil habitantes. Fica a uns 40 km de Valência, acessível com ônibus ou trem. Tem praia, tem rio, tem mercado, tem banco, tem escola, etc. 

Ainda assim, é bem difícil que Porto de Sagunto esteja entre as primeiras opções de alguém que planeja mudar para a Espanha. Por isso, eu quero contar a história da Neusa.

A melhor cidade da Espanha para a Neusa

A Neusa Barros é uma leitora aqui do Euro Dicas. Ela é aposentada, vive com o marido e tem dois filhos adultos. Quando ela entrou em contato comigo, pensando em mudar para a Espanha, a ideia inicial era vir morar em Valência. 

Port Sagunt na Espanha
Uma cidade pequena, como Porto de Sagunto, pode ser a escolha ideal para algumas pessoas. Foto: Neusa Barros.

Só que, devido aos preços do aluguel, ela decidiu ampliar um pouco a área de busca. Resultado: já faz mais ou menos um ano que a Neusa está morando em Porto de Sagunto e, como ela mesma diz, está amando:

“Porto de Sagunto é demais. É muito lindo. Estamos encantados com esta cidade e a Luna, nossa cachorrinha, também. Estamos muito felizes aqui. Amando!”

O caso da Neusa comprova: a melhor cidade da Espanha para morar varia de acordo com cada pessoa. Então, minha dica é: abra sua mente e lembre que a Espanha é muito mais do que Madrid e Barcelona. 

Quando a prioridade é estudar

Quando digo que a qualificação “melhor cidade para morar” depende de cada pessoa, isso também tem relação com as prioridades de cada um. E quanto mais específico você for ao definir essas prioridades, mais possibilidades de você encontrar o lugar ideal.

Um exemplo: outro dia outra leitora aqui do Euro Dicas me perguntou quais as melhores universidades da Espanha. O que eu respondi? Que depende, claro. Há algumas melhores em Jornalismo e outras melhores em Engenharia (entre outras especializações). De qualquer forma, há um ranking geral de universidades espanholas que pode ajudar a dar um norte para essa pesquisa.

Basta dar uma olhada nessa lista para confirmar que, quando a prioridade é estudar na Espanha, ela também vai além de Madrid e Barcelona. É verdade que nessas cidades estão algumas das melhores no ranking. 

Mas sabia que na 1ª posição do ranking deste ano encontramos a Universidade Politécnica de Valência? Além disso, já na 3ª posição, encontramos uma universidade de Tarragona. Também há universidades muito bem classificadas em Navarra, Cantábria, Santiago de Compostela, Vigo, Girona, Burgos e Granada.

A questão do idioma

Na coluna Como escolher um novo país comentei sobre os principais pontos a analisar para decidir em que país viver. Pontos como: o idioma, o clima, o custo de vida e suas prioridades.

Acredito que esses também são alguns dos principais pontos a se avaliar na hora de decidir a cidade que você quer morar. Por isso, acho válido recordar algo que vivo falando por aqui: na Espanha há vários idiomas.

A questão é que, além do castelhano (conhecido comumente como espanhol), muitas regiões espanholas têm um segundo idioma oficial. Não todas. Em Madrid se fala apenas castelhano. Em Barcelona, em compensação, se fala castelhano e catalão. Em Valência se fala castelhano e valenciano. Em Bilbao, se fala castelhano e euskera (basco).

A Espanha é muito mais do que Madrid e Barcelona, que oferecem custo de vida mais baixo.
Na Rambla de Barcelona, um cartaz da prefeitura em catalão, um dos muitos idiomas da Espanha. Foto: Tátylla Mendes

Aliás, sabia que até tem como tirar proveito disso? Porque na Galícia, por exemplo, se fala castelhano e galego — um idioma muito parecido ao português, o que não é de se estranhar já que a região é justo na fronteira com Portugal.

Tenho uma amiga brasileira que soube aproveitar essa vantagem. Ela veio para a Espanha para estudar em Santiago de Compostela, que além de ser a capital galega, conta com uma das melhores universidades do país.

A questão climática

Também é importante considerar que as diferentes regiões espanholas podem ter climas ligeiramente diferentes. Na capital do país, por exemplo, faz mais frio do que na capital da Catalunha. 

Sevilha é uma cidade para quem quer fugir de Madrid e Barcelona.
Uma das maiores cidades da Espanha, Sevilla combina tradição e modernidade. Foto: Tátylla Mendes

Mas como a Espanha é muito mais do que Madrid e Barcelona, acho que é válido pesquisar um pouco sobre o clima de outras regiões. No norte do país, por exemplo, além de temperaturas relativamente menores, pode haver mais chuvas. No sul da Espanha, por outro lado, faz muito mais calor.

Outras cidades a considerar

Para terminar de comprovar que a Espanha vai muito além de Madrid e Barcelona, acho que vale a pena mencionar outras grandes cidades espanholas:

  • A Coruña: essa cidade litorânea galega se destaca pelo seu desenvolvimento empresarial e sua conexão com o setor marítimo;
  • Alicante: uma cidade litorânea da Comunidade Valenciana referência em turismo, que tem investido amplamente na inovação tecnológica;
  • Bilbao: a metrópole basca é um dos grandes centros econômicos da Espanha; dinâmica, consolidada e reconhecida pelo desenvolvimento sustentável;
  • Málaga: essa metrópole litorânea andaluza conta com uma consolidada indústria turística e um pujante mercado imobiliário;
  • Palma de Mallorca: a capital da ilha de Mallorca é uma metrópole com uma indústria hoteleira internacionalmente famosa e com um forte setor de construção;
  • Sevilha: essa calorosa metrópole andaluza é a 4ª maior cidade espanhola em população. Sua economia diversificada inclui desde o turismo até um parque tecnológico aeroespacial;
  • Zaragoza: uma das cidades de maior crescimento na Espanha, essa metrópole aragonesa se destaca como importante centro logístico, com uma forte indústria automobilística, de transportes e de energia.

Eu também poderia falar de Santander, Vitoria-Gasteiz, Pamplona, Valladolid, León, Salamanca e muito mais. Para encontrar a melhor cidade para você na Espanha, não se contente somente com as alternativas mais habituais. Dê uma boa olhada no mapa, amplie sua área de busca, pesquise e considere outras possibilidades.