Fazer estágio na Espanha é uma excelente maneira de aprimorar o currículo, ganhar experiência e conquistar espaço no mercado de trabalho local. Por isso, estudar no país e ter a possibilidade de estagiar é uma ótima porta de entrada na Espanha.

Estudantes em estágio na Espanha, trabalhando em empresas locais.
Índice Como fazer estágio na Espanha? Requisitos para estágio na Espanha Como encontrar um estágio na Espanha? Setores com mais oportunidades de estágio na Espanha Como preparar o currículo para um estágio na Espanha? Como é o processo de seleção para estágio na Espanha? Aspectos legais e trabalhistas para fazer estágio na Espanha Quanto ganha um estagiário na Espanha? Vantagens de fazer um estágio na Espanha Quais os desafios de fazer estágio na Espanha? Vale a pena fazer estágio na Espanha? Perguntas frequentes sobre estágio na Espanha

Mas, como funciona o estágio? Precisa de visto? Ganha bem? Para responder a essas e outras dúvidas, continue a leitura!

Como fazer estágio na Espanha?

São duas as principais possibilidades para fazer estágio na Espanha: através de um convênio de estágio (convenio de prácticas) intermediado por uma instituição de ensino, assim como ocorre no Brasil, ou com um contrato de estágio feito diretamente com a empresa (contrato en prácticas).

O primeiro caso é mais comum e apenas exige que você seja um estudante na Espanha e possa firmar um convênio com a instituição de ensino. Já o segundo requer um título superior finalizado e uma oferta de trabalho formal.

De forma geral, é mais comum conseguir um estágio na Espanha através de um convênio de estágio, quando a instituição de ensino é uma intermediadora. O contrato de estágio, por não ter a instituição no processo, envolve muito mais burocracias e, nesse caso, as leis são as mesmas de um contratado como ‘CLT’.

Requisitos para estágio na Espanha

O principal é estar estudando ou ter concluído recentemente um curso superior, seja graduação, mestrado ou doutorado e contar com uma autorização de residência na Espanha ou cidadania europeia.

Para um convênio de estágio, a comprovação de estudo sendo realizado no momento, a possibilidade de um acordo com a universidade e um currículo atualizado são suficientes. Já para um contrato de estágio, é preciso ter oferta de para trabalhar na Espanha.

Em ambos os casos um bom portfólio e uma boa entrevista fazem toda a diferença. Da mesma forma, o idioma é uma questão importante.

Consegui o meu estágio em Marketing depois de uns meses estudando um mestrado na Espanha. O processo entre universidade e empresa é muito simples, mas encontrar um estágio não foi tão rápido. Recomendo começar quanto antes.

Não é regra ser exigido um certificado de idioma, mas é necessário demonstrar fluidez e comprovar seus conhecimentos na entrevista e em cases de estudo que normalmente são solicitados, como um teste do seu trabalho.

Documentos necessários

Os documentos para fazer estágio variam conforme a modalidade de contratação. Como comentamos, o mais comum e simplificado é estar estudando na Espanha e fazer um estágio por convênio, mas também explicaremos os documentos para o contrato de estágio.

Convênio de estágio

Quando o estágio é por convênio, é necessário ter o status de estudante na Espanha e solicitar um acordo de estágio entre a universidade e a empresa. O processo é muito simples e rápido e o contrato, diferente do Brasil, é bem mais simples.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Como o aluno já está matriculado, deve apenas colocar a empresa e a universidade em contato. A universidade espanhola será a responsável por criar um contrato de convênio, no qual constará:

  • Dados e documento do estudante;
  • Dados e registro da empresa;
  • Carga horária de trabalho;
  • Remuneração;
  • Direitos e deveres de ambas as partes.

Com o convênio pronto, basta o estudante, o responsável da universidade e a empresa assinarem. Algumas instituições de ensino cobram uma taxa da empresa pela gestão do serviço.

Contrato de estágio

Já quando é feito através de contrato de estágio, os documentos são:

  • Documento de identidade;
  • Autorização de residência no país, no caso de estrangeiros;
  • Registro na Segurança Social;
  • Diploma de ensino superior com data de obtenção de, no máximo, 3 anos anteriores à solicitação ou 5 para pessoas com deficiência. No caso de títulos estrangeiros, a sua devida validação do diploma na Espanha.

A empresa deve processar o contrato de trabalho, o qual é similar ao de um funcionário regular.

Precisa de visto para fazer estágio na Espanha?

Depende. Para aqueles que tem cidadania europeia, não é preciso. Caso contrário, sim.

O caminho mais comum é chegar ao país ibérico como estudante, é por meio de um visto de estudante para Espanha, e principalmente em um estudo superior, como um máster ou pós-graduação.

Esse visto possibilita que o estudante trabalhe como estagiário desde que não exceda a carga horária definida, a qual é de 30h/semanais.

No caso do contrato de estágio é preciso já estar em situação regular na Espanha e solicitar essa nova autorização, conhecida como Autorización de Residencia para Prácticas, ou estar no Brasil e, junto da oferta de trabalho da empresa, solicitá-la junto a um visto.

Visto de estudante abre possibilidades

O mais comum é que o estudante comece como estagiário universitário. Além da facilidade, há possibilidade de que esse convênio de estágio seja convertido em um contrato, se for de desejo da empresa.

Nesse caso, é preciso também solicitar a autorização de residência por estágio junto a uma oferta formal da empresa ou diretamente um visto de trabalho na Espanha oferecido pela empresa.

Assinando um contrato de estágio
As burocracias podem ser complexas e tomar tempo. Comece quanto antes a se preparar para o estágio na Espanha.

Ou seja, você pode chegar à Espanha como estudante, conseguir um estágio e, ao final do período, ser contratado pela empresa, o que te concederá um documento para morar na Espanha e trabalhar legalmente por alguns anos.

Outro ponto positivo é que a maioria das universidades permite que o estudante faça convênios de estágio por mais alguns meses após o fim das aulas. Foi o que eu, Liz, fiz para seguir por mais uns meses na Espanha, inicialmente.

Como encontrar um estágio na Espanha?

Assim como no Brasil, a melhor maneira de encontrar estágio e trabalho é buscando na internet. No caso de estudantes, as universidades costumam ter portais de ofertas em parceria com empresas. Vale a pena perguntar!

Antes de buscar, saiba que o estágio na Espanha pode ser chamado de 3 formas: prácticas, becas ou pasantía. A seguir, compartilhamos as melhores maneiras de encontrar estágio no país.

Sites e plataformas para procurar estágio

Os sites de emprego na Espanha são os melhores amigos de quem está buscando estágio. Confira os principais!

1. Domestika

A plataforma Domestika de cursos online conta com uma aba de empregos, sendo que grande parte das ofertas são para estágio. A vantagem é que as empresas disponibilizam um contato direto, via e-mail ou telefone, facilitando o contato.

2. Aurorajobs

A Aurorajobs é específica para estagiários e recém formados e funciona reunindo vagas da internet, além de contar com vagas de empresas que publicam na própria plataforma. A vantagem é que é muito fácil de usar e todas as vagas são filtradas, ou seja, costumam ser boas.

Consegui o meu estágio em Barcelona através dessa plataforma. Nela, há muitas vagas de comunicação, tecnologia e engenharias, mas você encontra de tudo.

3. Infojobs

O Infojobs é um clássico e nele é possível encontrar vagas de todos os tipos, inclusive de estágio. Além disso, o seu currículo pode ficar armazenado na plataforma, aumentando as suas chances.

4. Indeed

O Indeed é um dos maiores portais de busca de emprego em todo o mundo. Além de oferecer muitas vagas, as descrições são boas e você pode filtrar até mesmo por salário, turno de trabalho e distância. Outra vantagem é poder salvar vagas interessantes.

5. Beca Advisor

Assim como AuroraJobs, o Beca Advisor é focado em estudantes e estagiários. A plataforma atua como intermediária e as empresas pagam para aparecer, portanto, garante maior segurança na oferta.

Cadastro nos sites das empresas

Muitas empresas da Espanha tem o seu próprio portal de talentos. Normalmente, você pode se cadastrar, criar um perfil e receber notificações de novas ofertas. Grandes empresas no país, como Nestlé e Glovo contam com essa possibilidade, vale a pena tentar!

Use o LinkedIn a seu favor

Por último, mas não menos importante, o LinkedIn é a principal plataforma de busca de emprego e estágio. Muitas empresas publicam apenas nele, portanto vale a pena ficar de olho.

Além de buscar vagas, você pode trabalhar o seu perfil e utilizá-lo a seu favor. É possível utilizar o selo de ‘open for work’ e criar o seu perfil com palavras-chave referentes ao seu setor de trabalho. Fazer posts também ajuda muito. Outro pulo do gato é buscar vagas no próprio buscador do LinkedIn e entrar em contato com recrutadores.

Setores com mais oportunidades de estágio na Espanha

Cada país tem seus próprios setores em destaque no mercado de trabalho e isso varia conforme investimento público e privado, além das necessidades das empresas. Na Espanha, apesar de existirem estágios de diversas áreas, os setores em destaque, com mais oportunidade, são:

Tecnologia e Startups

A Espanha é sede de muitas startups e empresas de tecnologia. No país há muito investimento no setor, influenciando diretamente nas oportunidades de estágio.

Quem é da tecnologia, como profissionais de TI e engenharias, encontra muitas opções, e é muito comum ver brasileiros trabalhando nesse setor. Mas não só isso:

Eu mesma, Liz, trabalho em uma startup de tecnologia, porém no setor de Marketing. Portanto, você também pode ser de outras áreas, mas conseguir uma vaga no setor.

Já as startups podem ser de todos os tipos. Algumas muito grandes no país são a Yego e a Heura, com foco em sustentabilidade e alimentação.

Turismo

Como um dos destinos turísticos mais populares do mundo, a Espanha oferece muitas oportunidades em gestão de turismo, hotelaria e serviços relacionados com o atendimento ao cliente e gestão.

Comunicação e Marketing

O setor de criatividade é muito forte na Espanha. Desde design até marketing, conteúdo e vídeo, é um dos setores que mais se nota vagas de estágio. Porém, é também um dos mais concorridos e que, diferente da tecnologia, não tem os salários mais altos.

Educação e Pesquisa

A Espanha é conhecida por suas renomadas universidades e instituições de pesquisa, que frequentemente buscam estagiários para apoiar projetos acadêmicos e científicos.

Além disso, outras oportunidades no setor são empresas de EdTech, organizações sem fins lucrativos e centros de pesquisa.

Negócios e finanças

Esse setor abrange muitas vagas, desde análise financeira até gestão de recursos humanos, atendimento ao cliente, líder de projetos e assim por diante.

Como preparar o currículo para um estágio na Espanha?

Um bom currículo para conseguir estágio na Espanha deve ser feito no idioma correto e em boa ortografia. Também vale a pena ter duas versões: em inglês e espanhol. Isso porque existem muitas ofertas nas quais o candidato deve falar inglês ou são de empresas focadas no idioma.

No currículo, seja sucinto e dê mais destaque às suas capacidades, conhecimentos e experiências do que as empresas que já trabalhou. Elas devem aparecer, mas lembre-se que, na Espanha, elas provavelmente não são conhecidas e isso não será um diferencial.

Estagiar na Espanha é uma porta de entrada no país
O currículo não pode conter erros básicos de espanhol. Cuidado ao usar programas de tradução automática.

Vale a pena investir em um currículo atrativo, fora do comum, mas sem deixar de trabalhar o básico: uma boa legibilidade e também o uso de palavras-chave para o currículo ser encontrado facilmente.

Carta de apresentação e motivação

Para se candidatar a um estágio na Espanha, além de ser importante preparar um bom currículo, enviar uma apresentação e carta de motivação faz toda a diferença. Afinal, nesse espaço você pode contar mais de si mesmo, demonstrar a sua personalidade, profissionalismo e vontade de trabalhar.

Algumas dicas para a carta de apresentação e motivação são:

  • Dirija a carta ao recrutador específico, se possível, e mencione o nome da empresa e a vaga;
  • Comece com uma introdução que capte a atenção, mencionando como você encontrou a vaga e por que está interessado;
  • Explique por que você quer o estágio e como ele se alinha com seus objetivos de carreira;
  • Destaque suas habilidades e experiências mais relevantes, conectando-as aos requisitos do estágio;
  • Explique como você pode agregar valor à empresa e como os seus conhecimentos de estrangeiro podem ser valiosos.

Dependendo da sua área, enviar um portfólio é também obrigatório. Mas, mesmo quando não é, esse pode ser um grande diferencial. Prepare um portfólio atrativo, completo e que demonstre não apenas o seu trabalho, mas o seu conhecimento.

Erros comuns para evitar

Como estrangeiros e novatos no mercado de trabalho da Espanha, é normal querer destacar todos os seus títulos e certificados. Mas lembre-se de traduzir para espanhol e buscar títulos equivalentes no país, para se fazer entender.

Não se esqueça que um currículo muito longo deve ser evitado. Uma página deveria ser o suficiente. Também é importante ser sucinto e ter uma estrutura lógica no documento.

Outro erro comum, buscando estágio na Espanha, é não tomar iniciativa. Na Espanha não é tão incomum ir até alguma empresa e perguntar por vagas.

Por último, mas não menos importante, um erro muito comum é não ir direto ao ponto. Descreva brevemente quem você é, o que faz e o que busca aprimorar.

Como é o processo de seleção para estágio na Espanha?

O primeiro passo é ser contatado pelo recrutador da vaga, como um profissional de recursos humanos, que será o responsável por conduzir o processo seletivo. Dependendo do tamanho da empresa, pode ser o próprio CEO ou o chefe do setor.

Depois disso, começam as entrevistas. É muito comum passar por etapas e, principalmente, ter tarefas para entregar, conhecidas como case de estudo. É dessa maneira que você irá provar o seu conhecimento.

Dependendo da vaga, é também possível fazer role play, ou seja, simular o trabalho. Isso é muito comum em vagas de atendimento ao consumidor, por exemplo.

Como se preparar para as entrevistas?

As entrevistas de estágio na Espanha são tão complexas e completas quanto as de emprego. O primeiro passo é se sentir seguro com o idioma, seja ele espanhol e/ou inglês.

Se achar importante, teste o seu vocabulário antes, falando sozinho, gravando suas possíveis respostas ou simulando com um amigo.

Além disso, é valioso ser firme, consistente e demonstrar confiança. Afinal, quando somos estrangeiros, em muitos casos precisamos nos provar mais. Dessa forma passamos segurança. Praticar respostas de possíveis perguntas faz toda a diferença.

Algo que eu, Liz, percebia muito em processos seletivos de estágio, é que as empresas valorizam muito as ideias e a iniciativa, além do seu conhecimento sobre a própria empresa.

Então, estude a empresa, demonstre domínio e apresente ideias que se relacionam ao cargo aplicado.

Aspectos legais e trabalhistas para fazer estágio na Espanha

Na Espanha os aspectos legais e trabalhistas dos estágios são bem definidos através da SEPE (Serviço Público de Emprego Estatal).

Como vimos, o convênio de estágio na Espanha é um processo bastante flexível, portanto a empresa é quem cria suas regras e a instituição de ensino atua como uma segurança entre aluno e empresa.

Direitos e deveres dos estagiários e dos empregadores

Apesar da flexibilidade, existem alguns direitos e deveres principais. São eles:

  • Os estagiários em convênio de estágio tem direito de rescindir contrato sempre e quando a empresa se encontre em necessidade de interromper suas atividades, incumprimento das cláusulas de funções, horários e afins, ou mútuo acordo;
  • Da mesma forma o estagiário pode ser demitido por faltas sem justificativa, atitude incorreta ou não cumprimento do trabalho;
  • O estágio universitário não garante férias ao estagiário, visto que os contratos são curtos e ele não é um empregado formal;
  • O estagiário tem direito a contar com um tutor da instituição de ensino, assim como o empregador deve, em teoria, acompanhar o progresso e analisar as tarefas entregues, com registros para uso futuro;
  • Outro direito muito importante é o registro na Segurança Social, o que garante ao estagiário mais garantias e direitos, além de calcular tempo de trabalho.

Carga horária e duração do estágio

Um estágio universitário na Espanha, atrelado a um visto de estudante, pode ter a carga máxima de 30 horas semanais, enquanto o contrato de estágio permite a jornada completa de 40 horas semanais.

Da mesma forma o estágio universitário, em convênio, tem uma duração reduzida. Não há uma regulamentação, porém costuma durar de 3 a 6 meses, podendo ser renovado sempre e quando ainda existir vínculo com a instituição de ensino. Já contrato de estágio começa em 6 meses e pode durar até 1 ano.

O meu primeiro estágio em Barcelona começou com contrato de 6 meses. Logo, renovei por mais 4 meses, o tempo que a universidade ainda permitia vínculo após o fim das minhas aulas.

O único porém é que, para estrangeiros sem cidadania europeia, prorrogar o estágio após o fim do visto requer a solicitação da extensão do visto de estudante. É preciso estar em território espanhol e refazer o processo antes do vencimento do visto.

Quanto ganha um estagiário na Espanha?

Depende. Segundo o Glassdor, a média nacional é de 725€ mensais. Porém, o salário de um estágio na Espanha varia muito conforme o setor, a carga horária e o tipo de contrato.

Em linhas gerais, aqueles em convênio de estágio, onde não há uma tabela de pagamento mínimo, recebem em média 400€ mensais por 20h semanais de trabalho e 600€ mensais por 30h semanais de trabalho, podendo ser menos ou mais.

Menina calculando o salário de estagiária.
Analise o custo de vida, o salário para estagiários é baixo e não será suficiente para se manter no país só com ele.

Grandes multinacionais costumam oferecer mais, assim como áreas de tecnologia e finanças. Nesses casos, os salários podem alcançar uma média de 700€ a 900€, dependendo também da região da Espanha.

Já um estagiário em contrato de estágio, com relação laboral, recebe o salário equivalente ao seu cargo, determinado no seu convênio coletivo. Quando não há um valor pré-determinado, é o equivalente ao salário mínimo da Espanha em período completo ou o equivalente às horas trabalhadas.

Dá para morar na Espanha com salário de estágio?

Na maioria dos casos, não. Principalmente quando o estágio é por convênio e os salários são bem mais baixos, como você pode perceber acima.

Estudantes estrangeiros devem sempre analisar o custo de vida na Espanha e fazer a mudança com uma reserva financeira, pois conseguir um estágio pode demorar, e contar apenas com esse salário geralmente não é viável.

Já um estagiário com contrato de estágio pode até conseguir morar na Espanha com o seu salário, mas ainda sim será apertado, principalmente ao morar em Madrid ou em Barcelona. Já em cidades mais baratas da Espanha é mais viável, já que o maior gasto no custo de vida é o aluguel.

Vantagens de fazer um estágio na Espanha

Fazer um estágio na Espanha é uma excelente oportunidade que recomendamos a todos que tiverem a oportunidade. Confira as principais vantagens:

Imersão cultural

Além da imersão de viver na Espanha e quase se tornar um local que sabe tudo sobre a cultua, o estágio te permite uma imersão cultural também no mercado de trabalho, que é diferente do Brasil.

Ao conviver com pessoas nascidas no país e entender a mentalidade de trabalho, você também tem a oportunidade de se inserir ainda mais no dia a dia e na “vida real”.

Networking

Networking é tudo e na Espanha não seria diferente, afinal, não há melhor maneira de se inserir no mercado do que criando contatos. Para conseguir um trabalho fixo após o estágio, conhecer pessoas é a porta de entrada.

O meu estágio na Espanha me trouxe novos trabalhos dessa forma e vejo que, além das indicações internas, há a indicação entre a comunidade brasileira e latina. É importante nutrir todos os contatos possíveis.

Crescimento profissional

Entrar em uma nova empresa é sempre um desafio. Da mesma forma, sempre nos faz crescer profissionalmente por meio de novos aprendizados ou maneiras de fazer.

Em uma empresa de outro país, então, o crescimento é ainda maior. Aprendemos toda uma nova cultura de trabalho e nos desenvolvemos em outro nível.

Crescimento pessoal

É impossível não crescer pessoalmente ao convivermos com diferentes culturas e outras formas de trabalhar.

Por mais que existam dificuldades e diferenças culturais que podem gerar atrito, o aprendizado pode ser muito positivo. Enfrentar tudo o que a experiência oferece é transformador.

Quais os desafios de fazer estágio na Espanha?

O idioma e as diferenças culturais são os principais desafios, assim como ser um estrangeiro recém-chegado. As empresas não costumam ter nenhuma barreira em contratar estrangeiros, especialmente em estágio universitário, porém não ter experiência no país pode ser uma questão, dependendo da área.

Vale lembrar que algumas regiões da Espanha tem um idioma próprio e algumas vagas o exigem para além do espanhol, como a Catalunha, onde vagas exigem conhecimentos em Catalão. Eu, Liz, já deixei de me candidatar a algumas vagas porque, apesar de saber, não domino e não escrevo perfeitamente.

Jovens em sala de estágio
Se mostre aberto para a empresa e se dedique ao estágio na Espanha para uma possível efetivação.

Diferenças nos costumes, horários de trabalho e estilos de comunicação podem exigir um período de ajuste, mas nada que não se resolva. É uma questão de adaptação!

Além disso, a alta concorrência das vagas, especialmente em cidades universitárias como Barcelona e Madrid, os salários baixos e o custo de vida podem ser desafiadores.

Vale a pena fazer estágio na Espanha?

Com certeza! Estudar e fazer estágio na Espanha é uma excelente oportunidade para residir legalmente no país e aprimorar os seus conhecimentos enquanto desfruta de todas as vantagens e facilidades de viver na Europa.

Um estágio na Espanha é uma ótima ideia tanto para aqueles que desejam retornar ao Brasil, pois terão um currículo atualizado e uma experiência internacional que pesa muito, quanto para aqueles que querem tentar a vida na Espanha.

Afinal, morar no país com um visto de estudante ou autorização de residência para estágio é uma excelente porta de entrada no país e pode te direcionar a um emprego fixo.

Perguntas frequentes sobre estágio na Espanha

O estágio na Espanha traz muitas dúvidas. Respondemos algumas das perguntas frequentes para ajudar o seu processo:

Como fazer estágio na Embaixada da Espanha?

Fazer estágio na Embaixada da Espanha pode ser um desafio, pois é mais comum contratar pessoas com cidadania espanhola. É também preciso comprovar titulação superior relacionada.

Na mais recente convocatória, exigia-se também um título específico. Outra possibilidade é fazer estágio nos Consulados da Espanha no Brasil, como porta de entrada.

Onde buscar estágio de licenciatura em Biologia na Espanha?

Em plataformas como LinkedIn, Indeed, InfoJobs e no site das empresas. Outra opção é buscar programas de estágio em universidades espanholas ou centros de pesquisa, que oferecem bolsas de estudo na Espanha.

Se estiver atualmente estudando no Brasil, programas de intercâmbio com mobilidade acadêmica podem ajudar.

É difícil conseguir estágio para farmacêutico na Espanha?

Depende da região da Espanha e do perfil do candidato. As oportunidades podem ser mais abundantes em grandes cidades da Espanha como Madrid e Barcelona, onde há mais instituições de pesquisa e empresas do setor.

Por outro lado, a Espanha apresenta uma crescente demanda por profissionais da saúde, aumentando as chances.

Também pode depender dos seus documentos. Ser um estudante de farmácia no país abre portas, mas se estiver estudando no Brasil pode ser mais fácil conseguir por meio de mobilidade acadêmica.

Como fazer estágio de engenharia elétrica na Espanha?

Estudando no país e se candidatando a vagas ou, caso já tenha se formado, encontrando empresas dispostas a realizarem um contrato de estágio com visto de autorização para tal. Nesse caso, pode ser necessário homologar o diploma.

Ficou com vontade de estagiar na Espanha e adquirir experiência internacional? São muitos os detalhes de como viver legalmente no país, além de burocracias e possibilidades. Para imigrar com segurança, indico a leitura do ebook Como Morar na Espanha. São mais de 200 páginas de informações confiáveis e relatos pessoais, tudo criado e atualizado pela redação do Euro Dicas.