Os brasileiros vão às urnas no próximo dia 6 de outubro para as Eleições Municipais de 2024. O voto é obrigatório no Brasil, mas o eleitor no exterior não pode votar para prefeito e vereador.

Mulher acessando o e-justifica para justificar voto no exterior
Índice Quem mora fora do Brasil precisa justificar o voto em 2024? Quem deve justificar o voto nas Eleições de 2024? Como justificar o voto nas Eleições Municipais de 2024?

Quem transferiu o título para a Zona Eleitoral do Exterior (ZZ) está isento de votar neste pleito. Já o eleitor que tem domicílio eleitoral no Brasil, mas está no estrangeiro no dia da votação, deve fazer a justificativa de ausência.

Quem mora fora do Brasil precisa justificar o voto em 2024?

Além de estar isento de votar nas Eleições Municipais de 2024, quem mora fora do Brasil e transferiu o título eleitoral para votar no exterior também não precisa justificar o seu voto.

Isso acontece pois os eleitores da Zona Eleitoral do Exterior (ZZ) só podem votar nas Eleições Gerais brasileiras – e somente para o cargo de Presidente da República (e vice). As próximas Eleições Gerais no Brasil serão em 4 de outubro de 2026.

Para transferir o seu domicílio eleitoral, o eleitor deve fornecer os documentos de identificação e um comprovante de residência fora do Brasil.

Transferência de título tem prazo para ser feita

A mudança para a zona ZZ pode ser feita até maio de cada ano de eleição, pelo site do Governo brasileiro, utilizando o serviço gratuito para transferir domicílio eleitoral para o exterior. Neste ano, o prazo se encerrou em 8 de maio.

Acompanhe o Euro Dicas Notícias e não perca a próxima data limite para transferir o seu título e votar no exterior.

Quem deve justificar o voto nas Eleições de 2024?

A justificativa deve ser entregue pelos eleitores que estão fora do seu domicílio eleitoral no Brasil e não fizeram a transferência para a Zona Eleitoral do Exterior (ZZ).

Na data da eleição, se estiver fora do seu domicílio eleitoral brasileiro, você deve fazer a justificativa de ausência em até 60 dias após o pleito. O mesmo vale para quem vota em cidades onde há segundo turno – a segunda etapa é considerada uma nova eleição.

Apesar de existir a possibilidade do voto em trânsito, essa forma de exercer a cidadania dos brasileiros não é prevista para as eleições municipais. Todos os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral devem justificar sua ausência.

O voto é facultativo para quem tem mais de 70 anos e, por isso, esse grupo não precisa justificar a sua ausência das Eleições 2024.

Não sabe onde é o seu domicílio eleitoral? Consulte no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Como justificar o voto nas Eleições Municipais de 2024?

Com as novas tecnologias, justificar a ausência tornou-se muito fácil. Mesmo que o eleitor esteja no exterior, pode fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral (baixe para Android ou iOS).

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Em seu canal oficial no Youtube, a Justiça Eleitoral publicou um vídeo mostrando detalhes do acesso ao aplicativo. Confira!

Informação importante: para utilizar o e-Título nas Eleições Municipais de 2024, é necessário baixar ou atualizar o aplicativo até o dia 5 de outubro, véspera da votação.

Há também a opção de preencher o formulário pelo sistema Justifica do TSE. A justificativa pode ser feita até 60 dias após o pleito. Se houver segundo turno no domicílio eleitoral, duas justificativas devem ser entregues.

Já os eleitores que estiverem fora do Brasil, mas não transferiram o título para o exterior, podem enviar o formulário de justificativa até 30 dias após o retorno ao país.

Você pode saber mais detalhes sobre a Justificativa Eleitoral no site do TSE.